ColunaObservatório

OBSERVATÓRIO. O nascimento do Dr Pantaleão

Isso é história!

 “30 de maio de 1841 – Nasce Pantaleão José Pinto, na Fazenda dos Galpões, atual distrito de Santa Flora, filho de Francisco José Pinto e de Joaquina Pereira da Natividade, natural de Cachoeira (RS); neto paterno de Constantino José Pinto, de Viamão, e de Ricarda Gomes dos Santos, de Rio Pardo; neto materno do Cap. Joaquim Gomes Pereira, de Viamão, e de Luísa Joaquina da Natividade, de Rio Parto, e batizado a 28.5.1842, pelo Pe. João de Santa Bárbara (Arquivo do Bispado de Santa Maria). Médico, político e administrador deixará o nome profundamente ligado à história santa-mariense. Faleceu em Santa Maria, a 17.7.1906.

24 de outubro de 1841 – Por documento deste dia sabe-se que a vanguarda do Exército Imperial, comandada por um dos Santos Loureiro, Manuel ou José, ambos coronéis, está em Arroio do Só, perto de Santa Maria.”

(Da terceira edição do livro “Cronologia Histórica de Santa Maria e do extinto município de São Martinho”, de Romeu Beltrão)

NOTA DO EDITOR: O Dr. Pantaleão, consta, foi o primeiro santa-mariense a formar-se em medicina. Também foi vereador e participou, tão logo a República foi proclamada, da chamada Comissão Intendencial – ao lado de Francisco Abreu Vale Machado e Henrique Druck.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo