ColunaObservatório

OBSERVATÓRIO. Davi Canabarro se manda da boca do monte. Enquanto isso, chegam as forças imperiais

Isso é história!

Fins de fevereiro de 1842 – (Davi) Canabarro deixa a povoação com seus 3.500 homens, após uma permanência desde 9.2.1841, sendo a isso forçado pelos planos de ação do novo comandante supremo dos imperiais, o Brigadeiro João Paulo dos Santos Barreto, que muito breve transporia o Jacuí, à altura de Cachoeira, no Passo de São Lourenço.

23 de abril – Morre, em Porto Alegre, o Marechal de Campo reformado Manuel Carneiro da Silva e Fontoura, o principal artífice do crescimento de Santa Maria em seus primeiros anos.

19 de setembro – O Exército Imperial, sob o comando do Brigadeiro José Maria da Silva Bittencourt, acampa na Picada dos Pains, perto do Arroio do Só, vindo do Vacacaí-Grande e ali permanecendo até 16 de novembro. Na biblioteca do Clube Caixeiral existe uma cópia das ordens do dia desse exército correspondentes a este período.”

(Da terceira edição do livro “Cronologia Histórica de Santa Maria e do extinto município de São Martinho”, de Romeu Beltrão)

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo