ArteCâmara de VereadoresCidadaniaCulturaEconomiaEducaçãoInternetPolíticaPrefeituraSaúde

LUNETA ELETRÔNICA. Câmara e Motti, Kohler, Salão de Artes, Cacism, Escola Marista, Marchezan palestra

* Enfim, homenagem com H maiúsculo, na Câmara. Recebeu, na noite desta quinta, a comenda Dr. Flavio Jobim, aquele que é, provavelmente, o médico mais antigo da cidade.

Motti, lucidez aos 96 anos, uma comenda digna de ser entregue (foto Daniela Huberty, AICV)
Motti, lucidez aos 96 anos, uma comenda digna de ser entregue (foto Daniela Huberty, AICV)

* A honraria foi entregue, na véspera do Dia do Médico, a Vinicio João Motti, mestre de muitas gerações de profissionais com os quais conviveu em 70 anos de exercício da profissão.

* Moti, que fez questão de estar presente pessoalmente ao evento, no plenário do parlamento, fez o seu próprio discurso, com a incrível lucidez demonstrada aos 96 anos de vida.

* Em Santa Maria (nascido em Garibaldi) desde 1961, Moti foi professor na UFSM e atuou também no Inamps, no INPS e no Hospital de Caridade.

* Quem fez o discurso, em nome do parlamento, foi a veriadora Dra Deili, também médica. Para saber mais sobre a solenidade, clique AQUI.

* Mais cedo, na sessão plenária, o grande destaque acabou sendo mesmo o secretário municipal de saúde, Vanoir Koehler, alvo da maior parte dos discursos na TRIBUNA.

* Koehler foi pedir apoio ao Legislativo para a intenção de contratualizar serviços hoje existentes em Santa Maria e que, no entanto, são prestados em outras comunas.

* Essa circunstância, além de trazer prejuízo aos prestadores locais, que podem muito bem realizar as tarefas, impõem despesas extras para o município, inclusive com transporte.

* O ambiente político nacional, do ponto de vista do PSDB, é o tema do deputado federal Nelson Marchezan Júnior, na palestra que fará em Santa Maria.

* E, diferente do publicado aqui na madrugada passada, será nesta sexta, às 8 da noite, no auditório do Centro Administrativo. Marchezan participando do Ciclo de Estudos da Associação dos Diplomados na Escola Superior de Guerra (Adesg).

* A Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism) promove, no dia 7 de novembro, o workshop A Revolução do Marketing Digital.

* As inscrições, como o sítio NOTICIOU em nota publicada no final de semana, vão até esta sexta-feira, 18 de outubro. Mais informações pelo email [email protected] ou pelo fone 3222-7600.

* A Escola Marista Santa Marta, que completa 15 anos em 2013, realiza neste sábado, 19, mais um Dia da Integração da Nova Santa Marta, da 1 e meia às 6 da tarde.

* O evento – gratuito e aberto à comunidade – objetiva a efetivação da garantia dos direitos sociais, através do acesso a serviços socioassistenciais aos moradores, momentos de convivência, lazer e apresentações culturais, entre outras atividades.

* Encerram nesta sexta, as inscrições de trabalhos para o XII Salão Latino-Americano de Artes Plásticas de Santa Maria, promovido pela Prefeitura, via secretaria de Cultura.

* A abertura e a premiação do concurso acontecem no dia 6 de dezembro. A realização do Salão é do Museu de Arte de Santa Maria (MASM) com a participação da Associação dos Artistas Plásticos de Santa Maria.

* Para mais informações, inclusive sobre as fichas de inscrição, vai ao blogue do museu (http://museudeartedesantamaria.blogspot.com.br/) ou ao site da Prefeitura (http://www.santamaria.rs.gov.br).

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Todos os médicos deveriam se espelhar no Dr. Motti pois ele é um exemplo de ser humano e de médico pois sempre atendeu seus pacientes com carinho,humildade,competência,sempre com uma palavra de alento nos momentos mais difíceis como em aplicações de Quimioterapia.Os medicamentos nos ajudavam mas o carinho do Dr. Motti fazia a diferença.O Brasil precisa de MÉDICOS como ele.

  2. Claudemir quanto ao fato aqui comentado relativo a prestação de serviços em outras comunas, saliento que muitas vezes não há prestadores de serviço interessados em atender pelo SUS. As discussões sobre a regionalização são realizadas em fórum próprio para tal, onde os secretários de saúde DECIDEM junto com o Estado, no caso a 4 CRS onde esse atendimento será feito.Infelizmente desde há muito o munícipio pólo que é Santa Maria não participa, gerando inclusive desconforto entre os secretários. O SUS prevê a participação de todos de forma solidária. Os entes federativos(União, Estado e Municípios ) devem JUNTOS decidir o que e melhor para a população e em cada instância há fóruns específicos para tal.
    Não existe um SUS municipal. Os três entes financiam o sistema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo