CidadaniaPolítica

DAY-AFTER. Partidos, que apoiaram mas preferiram não mostrar sua cara, estão surpresos com o resultado

Organizadores, na retaguarda, não esperavam o sucesso (foto Fabiano Dallmeyer/A Razão)
Organizadores, na retaguarda, não esperavam o sucesso (foto Fabiano Dallmeyer/A Razão)

Antes de mais nada, publicamente eles negam. Mas dirigentes partidários vinculados à oposição se envolveram tanto quanto possível na organização do ato acontecido em Santa Maria no domingo. “Claro que não poderíamos aparecer”, disse uma liderança ao editor. Mas apoiamos “tanto quanto possível, na retaguarda”.

O que esse líder não diz, nem por decreto, é que a decisão de ficar oficialmente fora de qualquer atividade organizativa, tarefa delegada a outras pessoas, inclusive um empresário e estudantes do Clube Farroupilha (como você leu AQUI semana passada), se deveu a um duplo temor.

Um deles é que, em aparecendo, poderiam afastar os possíveis participantes com ojeriza a tudo o que significa “partido”. O outro foi a preocupação de que, no caso de fracasso, caísse sobre eles o ônus, com previsíveis prejuízos politicos futuros.

Ok, isso foi antes. Mas, e agora? Estão ainda assimilando. Já na noite de domingo, não escondendo a emoção por ter visto tanta gente na rua – 10 mil, segundo estimativa da Brigada Militar -, a primeira expressão foi: “vamos esperar. Ainda não sabemos o que aconteceu, nem o tamanho disso tudo, menos ainda o que se pode esperar do futuro”.

Essa é a situação desta terça-feira. Na segunda, tirando os entusiasmados que apareceram publicamente, a retaguarda ainda não sabia exatamente o que fazer. Nem mesmo se participará de uma segunda mobilização.

O certo é que não aparecerão publicamente, mais uma vez, na hipótese de nova mobilização. Por quê? Também aqui dois são os temores. Um é o próximo (se acontecer) ato ser menor que o primeiro. “O que é bastante possível, já que o entusiasmo tende a arrefecer”. E o outro é coligado ao primeiro. Isto é, se ver taxado de “oportunista” quem der as caras quando tudo deu certo e ver esboroar-se o ganho, mesmo que escondido, do primeiro.

Pooois é…

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Fiz um comentário e, aparentemente, ocorreu problema na transmissão. Ou foi "deletado". Significando que a referencia histórica não foi bem recebida. RsRsRs.

  2. Claudemir, esta situação lembra muito a minha situação aqui no teu site. Tu sabes que acompanho sempre que posso tuas publicações e gosto de comentar. Eu coloco a minha cara a tapa, todos sabem que é o Rogério Ferraz quem está escrevendo. Assumo as consequências. E outros, muito corajosos se escondem atrás de ridículos pseudônimos. São cagões. E o que tu comentou neste post é exatamente isto. Sexta feira, todos identificados. No domingo, muitos infiltrados e escondidos. Cagões????
    Antes que comecem com comentários bestas, sou a favor de toda manifestação popular. Desde que bem fundamentadas. A de domingo perdeu uma grande chance de ser um belo movimento quando deixou oportunistas pedirem, junto com temas importantes da pauta, o (infundado) impeachment da Presidenta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo