AssembleiaEconomia Solidária

ECONOMIA SOLIDÁRIA. Audiência Pública, daqui a pouco, debaterá situação das agroindústrias familiares

Eventos da Economia solidária recebem muitos dos produtos das agroindústrias familiares
Eventos da Economia solidária recebem muitos dos produtos das agroindústrias familiares

Por MAIQUEL ROSAURO (texto e foto)

“A Legislação das Agroindústrias – Ordenamento Sanitário e Ambiental” será o tema da audiência pública que irá ocorrer na manhã deste sábado (21), às 9h, no Centro de Referência em Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, em Santa Maria. O evento é uma iniciativa do deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), que preside a Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa.

Segundo a coordenadora do Projeto Esperança / Cooesperança, irmã Lourdes Dill, a audiência será fundamental para proporcionar o diálogo entre produtores, prefeituras e órgãos de fiscalização.

– O evento é importante para que consigamos avançar na legislação. Todos os produtores querem cumprir a Lei – argumenta irmã Lourdes.

São esperados representantes das secretarias municipais de Saúde, do Meio Ambiente e da Agricultura das prefeituras das regiões Central, Quarta Colônia e do Vale do Jaguari; das secretarias Estadual da Saúde, do Meio Ambiente, da Agricultura e do Desenvolvimento Rural; dos ministérios da Saúde, do Meio Ambiente, da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário; da EMATER, da FETAG, da FETRAF-SUL, do Ministério Público Estadual e Federal, da FAMURS, dos conselhos de Saúde e do Meio Ambiente, das pastorais e dos grupos da Economia Solidária e do Cooperativismo.

O objetivo é buscar formas de fortalecer a venda de produtos da agricultura familiar com menos burocracia, mas sem diminuir o rigor da inspeção sanitária.

Entenda o problema

Em 2006, o governo Lula implantou o Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa) e, seis anos depois, o governo Tarso realizou a implantação do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agroindustrial (Susaf). Ambos são destinados aos municípios que desejam implantar a equivalência sanitária dos serviços de inspeção (SIM). O Suasa abre a possibilidade de vender em todo o país, enquanto que o Susaf é voltado para o mercado estadual.

A meta da Secretaria Estadual da Agricultura era fechar 2014 com 50 municípios homologados ao Susaf, porém apenas cinco conquistaram a adesão ao sistema até o final do ano passado. O Susaf é visto como a solução para garantir o desenvolvimento das agroindústrias familiares, artesanais e de pequeno porte, que produzem produtos de origem animal (queijo, salame, mel, ovos, peixes…), cuja área industrial construída seja de até 250 m² (fora os anexos) e estejam legalmente constituídas, de acordo com a legislação municipal.

Com a troca de governo estadual e as recentes fiscalizações em produtos da agricultura familiar, existe uma incógnita a respeito do futuro dos pequenos produtores gaúchos.

Para compreender melhor o assunto, confira uma reportagem sobre o tema:

DE SOL A SOL. A Agricultura Familiar. Qual o futuro dos pequenos produtores gaúchos, é pergunta crucial

https://claudemirpereira.com.br/2014/12/de-sol-a-sol-a-agricultura-familiar-qual-o-futuro-dos-pequenos-produtores-gauchos-e-pergunta-crucial/#ixzz3ObtzBdQH

DE SOL A SOL (2). De um lado, “nítida má vontade dos gestores”. De outro, a “culpa é da burocracia”

https://claudemirpereira.com.br/2014/12/de-sol-a-sol-2-de-um-lado-nitida-ma-vontade-dos-gestores-de-outro-a-culpa-e-da-burocracia/#ixzz3Obu9HGjM

DE SOL A SOL (3). Custos e questões de natureza cultural barram o desenvolvimento das agroindústrias

https://claudemirpereira.com.br/2014/12/de-sol-a-sol-3-custos-e-questoes-de-natureza-cultural-barram-o-desenvolvimento-das-agroindustrias/#ixzz3ObuMdWQX

DE SOL A SOL (4). O êxodo rural precisa ser freado

https://claudemirpereira.com.br/2014/12/de-sol-a-sol-4-o-exodo-rural-precisa-ser-freado/#ixzz3ObuXGDhs

DE SOL A SOL (5). Vem da economia solidária e das cooperativas a ajuda que faz os pequenos crescerem

https://claudemirpereira.com.br/2014/12/de-sol-a-sol-5-vem-da-economia-solidaria-e-das-cooperativas-a-ajuda-que-faz-os-pequenos-crescerem/#ixzz3ObueduaS

DE SOL A SOL (Final). A Agricultura Familiar e o que pensam sobre ela o secretário o que sai e o que entra

https://claudemirpereira.com.br/2014/12/de-sol-a-sol-final-a-agricultura-familiar-e-o-que-pensam-sobre-ela-o-secretario-o-que-sai-e-o-que-entra/#ixzz3ObuobSQK

OBSERVAÇÃO: Maiquel Rosauro é da assessoria de imprensa dos eventos da Economia solidária e colaborador eventual deste sítio.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo