MemóriaPolítica

MEMÓRIA. Acaba de falecer Ildo Calegari, histórico militante do PT/SM. Ex-secretario no governo Valdeci

Ildo Luiz Calegari morre aos 52 anos
Ildo Luiz Calegari morre aos 52 anos

Morreu agora há pouco, no Hospital de Caridade, Ildo Luiz Callegari, um histórico militante do PT de Santa Maria, e que estava internado no Centro de Tratamento Intensivo desde o dia 17 de fevereiro – poucos dias após ter chegado da França, onde acompanhou uma delegação de cooperativistas.

Calegari foi secretário de Agricultura no governo de Valdeci Oliveira e era militante dos mais aguerridos da sigla, transitando por todas as correntes, embora nunca escondesse sua opinião. O editor, que o conhecia há mais de 30 anos, pode atestar: tratava-se de uma pessoa que defendia suas ideia com unhas e dentes, mas sabia acolher o resultado das deliberações coletivas. Uma grande perda para os petistas mas também para a política santa-mariense.

Calegari tinha 52 anos (faria 53 em 4 de outubro), e deixa a esposa Glaucia Ribas (que é assessor do deputado Valdeci) e as filhas Maria Clara, de um ano, e Lara (do primeiro casamento de Ildo, com a professora Circe Rocha).

Ainda não há notícias sobre velório e sepultamento. Voltaremos, a qualquer momento, com essas informações.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

5 Comentários

  1. Somos de Seara aqui no Oeste de Santa Catarina e temos um trabalho com a raça montbeliard da qual o ildo foi o grande mentor e incentivador desse projeto por ter um cunho cooperativista (coletivo), sendo o motivo de sua viagem a França da qual a cada 2 anos levava uma delegação para conhecer essa raça e divulgar no Brasil e nós fomos em 2011 junto com o Ildo, sua acessória conosco tinha mais de 5 anos de trabalho e evoluímos muito com sua ajuda. Com toda certeza o Ildo Calegari foi uma pessoa que lutou por uma sociedade de direitos iguais de justiça. Sentimos muito sua perda, fomos pegos de surpresa. Nossas condolências a Família. Independentemente de partido sua bandeira foi por uma sociedade mais justa. Vá com Deus Ildo.

  2. Meus pêsames à familia. O conheci no final dos anos 80 na FACULDADE DE ZOOTECNIA DA UFSM, onde era presidente do DIRETORIO ACADEMICO.

  3. Claudemir, obrigado pelas informações preliminares. Perdemos todos quando um homem de grande caráter e ampla franqueza, deixa de existir. Conheci o Calegari como "bixo" da UFSM, filho de tradicionais "arenistas" que nunca entendiam direito, as preocupações de filho comunista; sempre envolvido nas lutas dos estudantes, das classes populares e logo depois, das lutas partidárias, engrossando as primeiras equipes de campo na luta das Diretas Já em 1984! Das formações de comissões provisórias do PT em 1985! Da campanha constituinte em 2006! É assim por diante, poderia referendar um fato por ano. Vai em paz Ildo, em nome de todos os Rosa, que tanto te admiraram! Paolo, Cristina, Alberto e Sávio.

  4. Meus sentimentos à todos que estavam próximos ao Ildo,família, amigos, companheiros. Lembro dele dos primeiros anos do PT em Santa Maria. E também dos seus bares que eu costuma frequentar lá pelos anos 80.

  5. Lamento profundamente a morte de Hildo Callegari, um homem ainda jovem que dedicou a maior parte de sua vida à luta em defesa dos direitos sociais. Meus pêsames à família.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo