LUNETA ELETRÔNICA. Títulos da Câmara, ministro do STF, Bolsonaro, Royal, Valdeci, “Vida de criança”
* Um dos nomes você soube antes, AQUI: a escolha de Carlos Costabeber para receber o título de Cidadão Benemérito, a ser entregue pela Câmara de Vereadores em 7 de maio.
* Este e os outros três nomes foram confirmados na tarde passada, pelo parlamento da comuna. Serão laureados também Dalvi Alcoforado (Cidadão Santa-mariense), Jorge Brandão (Honra ao Mérito) e Humberto Gabbi Zanatta (Vereador Emérito).
* A entrega dessas distinções (as principais do Legislativo) acontece em meio à Semana da Câmara, que acontece entre os dias 4 e 9 de maio.
* O jurista paranaense Luiz Edson Fachin deve ser o novo ministro do Supremo Tribunal Federal, INDICADO pela presidente Dilma Rousseff. Antes, ele passará por sabatina (que poderá ou não confirmá-lo) no Senado.
* Fachin é advogado e professor titular de direito civil da Faculdade de Direito do Paraná, onde se graduou. É Mestre e Doutor pela PUC de São Paulo.
* Como está chegando agora, completando a lista de 11 ministros da maior instância da Justiça Brasileira, Luiz Fachin não participará do julgamento dos processos da Operação Lava Jato. Ele ficará na outra turma do STF.
* O deputado federal Jair Bolsonaro acabou roubando a cena na convenção nacional do Partido Progressista, que aconteceu nesta terça-feira, em Brasília.
* No encontro, em que o atual presidente (contra o interesse de vários diretórios estaduais, inclusive o gaúcho), Ciro Nogueira, foi reconduzido ao cargo, Bolsonaro simplesmente pediu licença para deixar o PP.
* Isso mesmo: alegando que não pode ser podado em seus sonhos de ser Presidente da República (candidatura que o PP não lhe daria), pediu para sair.
* Bolsonaro, que acaba de ser CONDENADO, em primeira instância, a pagar indenização de R$ 150 mil por declarações homofóbicas, tem mesmo que ter autorização para se mandar. Afinal, o mandato é do partido e ele simplesmente pode perdê-lo – se virar a casaca.
* O PP, não é demais registrar, vive a sua pior fase. Afinal, mais de 20 deputados da legenda (inclusive cinco gaúchos) estão sendo investigados pela Operação Lava Jato.
* O deputado Valdeci Oliveira solicitou, nesta terça, à presidência da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, uma explicação do governo do Estado, por vias oficiais, sobre a situação do concurso de servidores de escola.
* O concurso aconteceu em 2014 pela Secretaria da Educação e a classificação deveria ter sido divulgada em 31 de março. Porém, até agora nada foi publicado.
* “Não é possível que a Secretaria só se deu conta agora que já esgotaram os prazos. Se este esclarecimento não chegar até a próxima reunião da comissão, vou marcar uma audiência pública com a presença da categoria e convidarei o secretário”, pressiona o deputado.
* O requerimento para a audiência pública já foi aprovado pela Comissão de Educação na última terça-feira (7).
* “Vários concursados têm nos procurado e demonstram preocupação com essa indefinição. Temos informações de que denúncias estão sendo protocoladas no Ministério Público sobre o fato”, complementou o deputado.
* Entre esta terça e quarta, às 8 e meia da manhã, na sala 1 do cinema o Royal Plaza Shopping (parceiro do sítio) realiza a quarta edição do projeto “Encontro com Lojistas”.
* Como diz material da assessoria do empreendimento, trata-se de “um momento de aprendizado e troca de ideias.” O objetivo é potencializar as vendas por meio do desenvolvendo de assuntos de interesse para o comércio.
* Nos encontros estão sendo abordados temas como Atendimento ao Cliente e Vitrinismo, voltados para as vendas do Dia das Mães, a 2° data mais importante para o varejo.
* Nesta edição o shopping conta com a parceria do Senac, que trouxe, nesta terça, o Profº Carlos Eduardo Figueiroa de Arruda (“Atendimento ao Cliente”). Nesta quarta, quem fala (sobre Vitrinismo) é a professora Camila Stefanello.
* O evento é voltado exclusivamente para lojistas e funcionários de lojas do Royal Plaza Shopping, ofertado de forma gratuita inscrição realizada previamente.
* O lançamento oficial de “Vida de Criança” acontece no sábado, 18 de abril, Dia Nacional do Livro Infantil. A obra conta com um escritor de apenas 10 anos que publica textos de autoria própria e que retratam um pouco de seu olhar sobre o mundo e sobre as descobertas da idade.
* João Pedro Gonçalves Santos teve ainda a ajuda dos pais, Pedro Brum Santos e Lisianne Golçalves, para a revisão e ilustração do livro respectivamente.
* “Vida de Criança” foi um projeto planejado em família e que reuniu os textos do autor desde os seus seis anos de idade. O auxílio da revisão do papai Pedro, escritor, e as ilustrações da mamãe Lisianne, artista plástica, deram forma à obra que será lançada às 10 e meia da manhã.
* O evento de lançamento contará também com uma breve exposição das ilustrações originais produzidas para o livro, organizada pela própria Lisianne Gonçalves.
* A obra é uma publicação da editora de Porto Alegre, WS Editor e será comercializada em seu lançamento por R$ 30,00. Mais informações sobre a obra e o evento de lançamento podem ser obtidas pelo telefone (55) 9984 4140.
Fachin, segundo os bastidores jurídicos, é acadêmico demais e prolixo demais. Espera-se que seja do tipo do juiz que decide primeiro e justifica depois.
Escreveu artigos defendendo a reforma agrária. Foi indicado pela CUT para a Comissão da Verdade do Paraná. Para quem quiser ver, existe um vídeo na internet mostrando o futuro ministro fazendo campanha para Dilma em 2010, num evento realizado exclusivamente para isto. Não só proclama as realizações do governo petista como senta o pau no Efeagá. Sujeito tem currículo, mas tem também muito mais compromisso com o partido. Se Lewandowsky e Toffoli tentam explicar porque não são petistas, Fachin não precisa. Não adiantaria nada.