Câmara de VereadoresMeio AmbientePolíticaPrefeituraRegiãoTrabalhoUFSM

LUNETA ELETRÔNICA. Protesto menor, Bisogno e o lixo, Cidadão Benemérito, Greve em Itaara, gripe…

Protesto deste domingo: cinco vezes menor que o de março (Foto Fabiano Dallmeyer/A Razão)
Protesto deste domingo: cinco vezes menor que o de março (Foto Fabiano Dallmeyer/A Razão)

* Segundo a Brigada Militar, em estimativa acolhida pela mídia, 10 mil santa-marienses foram às ruas em 15 de março. Conforme a mesma fonte, foram 2 mil, neste domingo.

* Portanto, pelo menos numericamente, é óbvio que arrefeceu o protesto contra a presidente Dilma Rousseff, seu impeachment e, em algumas rodas, pela volta da ditadura militar.

* O que isso significa? Que as pessoas estão menos descontentes? Provavelmente, não. A tese claudemiriana é que, enfim, a democracia ainda é o melhor meio de resolver qualquer coisa.

* Portanto, o ideal seria que os engajados no processo entrassem nos partidos políticos de oposição e ali, naquele plano democrático, exerçam o sagrado direito de opor-se. E manter-se na rua, claro, se assim entenderem.

* A constatação chega pela auditagem do Google Analytics, da audiência do sítio, na semana passada: notícias oriundas da Prefeitura estiveram no quinteto de mais lidas.

* Seria uma semana de sonhos. Não pelo sítio, obviamente, mas pelo fato de o Palacete da SUCV conseguir gerar notícias positivas. Inclusive a mais acessada de todas, a informação sobre o Pátio Rural.

* Resumo da ópera: o leitor (e o eleitor e o contribuinte) gosta de boas notícias. Ah, a outra muito bem recebida foi a notícia sobre o “tombamento” do prédio Colégio Centenário.

* A Câmara de Vereadores busca sempre manter o sigilo em torno dos nomes daqueles que serão homenageados na sua principal sessão solene do ano.

* Em maio são entregues quatro distinções: Cidadão Santa-Mariense, Cidadão Benemérito, Honra ao Mérito e Vereador Emérito.

* Não é diferente este ano. Porém, ao menos um dos que receberá título de benemerência já é conhecido do editor do sítio. No caso, o empresário Carlos Costabeber, que receberá o título de Cidadão Benemérito. A qualquer momento, a Câmara divulga os demais.

* O vereador Marcelo Bisogno, na última sessão do Legislativo, externou uma ideia que é acolhida por muitos santa-marienses: a deficiente coleta do lixo feita pela Revita.

* Tanto que o pedetista decidiu solicitar, à Prefeitura, cópia do contrato, do termo de referência, informações da compensação ambiental, cronograma dos horários e itinerários, limpeza dos contêineres, entre outras informações.

* Foi mais adiante o parlamentar: de posse de todos os dados que está pedindo, vai sugerir uma Comissão Especial ou até mesmo uma CPI.

* Anuncia-se para esta segunda-feira o início de uma greve dos servidores públicos de Itaara. Decisão foi tomada em assembleia, na última sexta. A conferir.

* A entrega do Centro de Convenções da UFSM está prevista para dezembro. O prédio, em frente ao Colégio Politécnico, tem área total de 7.443,71 m², num total de cinco níveis.

* Será um espaço para a realização de formaturas. No entanto, a estrutura é de um teatro completo, com capacidade para receber 1,3 mil pessoas. Informa a UFSM que já estão sendo instalados os elevadores e feita a sinalização.

* Além disso, segundo o pró-reitor de Infraestrutura, Eduardo Rizzatti, estão sendo licitadas as poltronas e o forro acústico.

* “É licitação, então não temos um controle sobre isso e não depende só da gente. Mas estamos trabalhando com a possibilidade de inaugurarmos em dezembro”, reforça o pró-reitor.

* A campanha de vacinação contra a gripe inicia uma semana mais cedo no Rio Grande do Sul, este ano. As doses serão aplicadas a partir do dia 27 deste mês.

*  Pessoas com 60 anos ou mais de idade, trabalhadores de saúde, povos indígenas, crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade e gestantes estão entre os grupos prioritários e a meta é vacinar pelo menos 80% de cada um deles.

* O Estado receberá 3,5 milhões de doses e a campanha vai até o dia 22 de maio. Aguarda-se, a qualquer momento, o cronograma da Prefeitura de Santa Maria.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Ideal na cabeça do editor. Existem alguns movimentos sociais envolvidos nas manifestações que não foram cooptados pelo governo federal (que só trabalha para alguns). Podem surgir Organizações Não Governamentais (reais, não chapa-branca; ONG recebendo grana do governo é o fim da picada). Os manifestantes podem ainda formar outro partido (vide Podemos/Indignados na Espanha).
    Afinal, descontentes entrando num partido de oposição frouxo como os que se apresentam é tudo o que o governo quer. Virariam soldados rasos num exército onde os generais não gostam de combater. Seriam cooptados num sistema que, onde não está podre, não funciona.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo