AssembleiaCâmara de VereadoresEconomiaEducaçãoEleições 2016NegóciosPartidosPolíticaPrefeituraTrabalhoUFSM

LUNETA ELETRÔNICA. PSB fora do Palacete (?), ato docente, a Câmara inodora, ovos que voam, Royal…

* As duas mensagens não poderiam ser mais claras, recebidas na fampeigi do editor no Feicebuqui. E vieram de militante graduado do PSB santa-mariense.

* A primeira: “PSB de Santa Maria deverá romper com o Governo Municipal, em virtude do não cumprimento de acordos políticos”.

* A segunda: “PSB de Santa Maria lançará candidatura própria para a prefeitura. Nome mais cotado dentro do partido é o professor Ricardo Rossato”.

* Opinião do editor: é perfeitamente possível que a primeira mensagem esteja correta, afinal se não há cumprimento de acordos, a dissidência é esperada. Já, ainda que respeitando o militante, tem muita dificuldade de acreditar na concretização da segunda.

* Se depender do noticiário AQUI acerca da sessão desta terça, no Palacete da Vale Machado, a impressão é que nada houve de importante por lá nos últimos dias.

* Foi uma reunião curta, com muito poucos discursos e nenhuma citação, por exemplo, ao fato de um parlamentar ter sido preso. Talvez porque ele não estivesse presente, já que está de atestado médico por um semana.

* Até o momento em que esta seção é redigida, não é conhecido o índice de reajuste que a Prefeitura pretende propor ao seu funcionalismo.

* O certo é que, qualquer que seja ele, depois de aprovado pelo Legislativo, o pagamento será retroativo a 1º de março, a data base das duas categorias principais do municípios: os servidores do quadro geral e o magistério.

luneta sinprosm* Aliás, os docentes, segundo nota de seu sindicato (com imagem ao lado, de Gregório Mascarenhas), realiza ato público na tarde desta quarta, na Praça Saldanha Marinho.

* Às 4 deve iniciar a manifestação e duas horas depois, os docentes  pretendem entregar cartas elaboradas por grupos de professores ao prefeito Cezar Schirmer, contendo as reivindicações da categoria, inclusive o reajuste salarial em acordo com o Piso Nacional.

* Também constarão nas cartas, a “possibilidade de reuniões pedagógicas durante o turno de trabalho e um plano de saúde compatível com os salários, entre outras demandas.”

* Durante a sessão da comissão de Constituição e Justiça da Assembleia desta terça, o líder da Bancada do PSDB, Jorge Pozzobom, manifestou-se com preocupação sobre a legislação de prevenção, proteção e combate a incêndio.

Pozzobom se manifestou sobre o que seria uma sobreposição de leis (foto Divulgação)
Pozzobom se manifestou sobre o que seria uma sobreposição de leis (foto Divulgação)

* O deputado abordou a submissão das leis estaduais às federais, e citou como exemplo duas propostas que tramitam no Congresso que se referem a lei de combate a incêndios.

* Segundo Pozzobom, a aprovação destes projetos ameaçam a eficácia da lei construída na Assembleia. “Estas duas propostas podem intervir diretamente na lei que fizemos nesta Assembleia. Em hipótese alguma vou aceitar que a nossa lei seja flexibilizada ainda mais”

*  deputado Valdeci Oliveira é membro titular da Comissão de Aviação Civil Regional, instalada nesta terça, na Assembleia Legislativa.

* Valdeci ressaltou a importância de incentivos, como a redução contínua da tributação do combustível para que as operadoras ampliem o número de voos.  “Diminuindo o custo final, aumentaria a circulação de riquezas e, consequentemente, arrecadação dos municípios.

* “Isso estimularia a atração de investimentos para diversas regiões do Estado, como a Fronteira-Oeste, o Vale do Jaguari, a Central, entre outras”, aponta o parlamentar.

* Valdeci vai apoiar, na Comissão, o projeto do governo federal de regionalizar a aviação brasileira. Dentro dessa política, defende a ampliação do Aeroporto de Santa Maria e a viabilização de estudos para a construção de um Aeroporto Regional no centro do Estado.

* “Queremos maior número de voos para essa região, bem como viagens diretas para os grandes centros do país, como São Paulo e Rio de Janeiro”, exemplificou.

* Nesta sexta-feira santa, 3 de abril, o Royal Plaza Shopping, parceiro deste sítio, funciona das 11 da manhã às 10 da noite, com Praça de Alimentação, Play Ground, atrações no hall central (exceto oficina de Colombas), cinema e farmácia.

* As lojas tem funcionamento facultativo, podendo, conforme a legislação, funcionar apenas com mão-de-obra dos proprietários.

* No sábado, 4 de abril, o shopping e as lojas funcionam normalmente das 10 da manhã às 10 da noite, da mesma forma que no domingo de Páscoa – exceto as lojas, que estas têm horário distinto, das 2 da tarde às 8 da noite.

* Aliás, a propósito do comércio lojista de Santa Maria, o Sindilojas também tem as suas orientações. Para saber quais, clique AQUIe procure o mês de abril, no Calendário.

luneta máucio* Uma última dica, esta de um evento peculiar. É a atividade “Ovos Voadores” (confira na imagem ao lado), uma atividade tradicional realizada pelos alunos do professor Máucio Rodrigues, do primeiro semestre do curso de Desenho Industrial da UFSM.

* De que se trata? O objetivo dos alunos é projetar uma embalagem que proteja três ovos lançados da altura de quarto andares.

* Quem quiser assistir, essa brincadeira educacional bastante engenhosa acontece a partir das 4 da tarde, no pátio do Centro de Artes e Letras, no campus da UFSM, em Camobi.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Sou filiada e militante do PSB e afirmo que não há que se falar em rompimento com o Governo Municipal e mesmo que tenha alguma veracidade nesse sentido, bem como, em candidatura própria e nomes, cabe somente a Executiva Municipal do PSB divulgar tal assunto, podendo inclusive, essa atitude desse militante que se diz graduado, ser passível de punição pelo Conselho de Ética pelo Partido ou até mesmo expulsão.Falta de ética e até mesmo má-fé desse militante em querer polemizar com tal boato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo