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CIDADE. Sem o Plano de Mobilidade de Mobilidade Urbana não há troco para BRT. Schirmer foi à Câmara

Quase todos os edis participaram da reunião (imprevista?) com o prefeito, na Câmara
Quase todos os edis participaram da reunião (imprevista?) com o prefeito, na Câmara

É evidente que não se espere manifestações públicas de desagrado. Não é do jogo político. Mas que o Palacete da SUCV está brabo com o que considera um atraso na aprovação do Plano de Mobilidade Urbana, é melhor não duvidar. Afinal, não seria apenas cortesia (que também foi, claro) a visita feita meio que de surpresa pelo prefeito Cezar Schirmer ao parlamento, na tarde desta terça. Ainda mais logo antes da sessão plenária.

O fato objetivo é que há pressa na aprovação do PMU. Quanto mais não seja porque, sem ele, não há chance alguma de vir troco federal para o BRT, o transporte rápido que a prefeitura quer implantar e deixar como marca de gestão. Sem falar, claro, no benefício à comunidade.

Mas, enfim, como foi a visita de Schirmer e sua decorrência? Confira no material produzido e distribuído pela assessoria de imprensa da Prefeitura. O texto é de Luiz Otávio Prates, com foto de João Alves. A seguir:

BRT: prefeito pede celeridade à Câmara para aprovação do Plano de Mobilidade Urbana

Pré-requisito para a liberação dos recursos, por parte do Governo Federal, para a implantação do Bus Rapid Transit (BRT), o Plano Diretor de Mobilidade Urbana foi pauta de uma reunião entre o prefeito Cezar Schirmer e os vereadores santa-marienses. Isso porque, o chefe do Executivo foi ao Legislativo, na tarde desta terça-feira (19), pedir celeridade para a aprovação do plano. “Estou vindo aqui encarecer aos vereadores pela aprovação do projeto”, sintetizou Schirmer.

O prefeito, que esteve acompanhado pelo chefe de Gabinete, Ony Lacerda, e pelo presidente do Instituto de Planejamento (Iplan), Francisco Severo, salientou a importância da aprovação do plano. “Estive em Brasília, na semana passada, tratando deste assunto. A pendência para a liberação do recurso é ter o Plano de Mobilidade Urbana aprovado”, explicou o chefe do Executivo. Os recursos para a implantação do modal de transporte público gira em torno de R$ 180 milhões.

O presidente da Câmara de Vereadores, Sérgio Cechin, destacou o empenho do Legislativo para dar celeridade à aprovação do projeto. “Vamos buscar a melhor estratégia para agilizar este processo”, disse o vereador. O superintendente da Plataforma de Governo, da Caixa Econômica Federal (CEF), Luiz Sérgio Rodrigues, alertou os parlamentares sobre os trâmites da instituição financeira e as dificuldades para a liberação. “Estamos à disposição para auxiliar no que for necessário”, comentou.

O vice-presidente da Comissão Especial que trata sobre a implantação do BRT, vereador Werner Rempel, esclareceu que o relatório do projeto está pronto e será encaminhado para votação. O encontro ainda contou com a presença dos vereadores Admar Pozzobom, Anita Costa Beber, Cezar Gehm, Deili Granvile Silva, João Carlos Maciel, João Chaves, João Kaus, João Ricardo Vargas, Luciano Guerra, Luiz Carlos Fort, Manoel Badke, Marta Zanella, Ovídio Mayer, Paulo Airton Denardin, Sandra Rebelato, Tavores Fernandes.

O encontro também contou com a participação do gerente de Governo da Caixa Econômica Federal, Luiz Fernando Benetti Machado, e do supervisor de Governo da instituição, Gilberto Mezzomo.”

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

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4 Comentários

  1. O plano precisa ser aprovado. O empresariado que deseja uma "modelo brasileiro" de transporte publico em vez de um europeu ( como foi o efetuado) NÃO pode atrasar Santa Maria em detrimento de sua loja no centro da cidade, ou seja, perder os recursos para o Brt, que irá mudar para muito melhor o transporte publico em na nossa cidade.

  2. Que sina da comunidade.
    Após anos de letargia e sonolência, quando o executivo, quer contratar serviços que o governo Federal, disponibiliza recursos.(Transporte Publico)
    Acontece o que?
    O legislativo não faz sua parte.
    Deve ser acumulo de Serviços.
    Vide o prédio abandonado, na Vale Machado.
    Talvez, como citou o Brando, outros interesses não permitem o andamento do Projeto.

  3. Agora o alcaide decidiu pela demolição do elefante branco da Rio Branco. "Se fosse no começo do mandato seria possível conseguir dinheiro para a conclusão". (daquele monstrengo.)Tenho uma idéia- dar mais um mandato para o Schirmer. De nhapa ainda resolve esse problema de BRTs.

  4. Será que o prefeito foi o único a dar as caras por lá? O empresariado herdeiro de SM está silente sobre o assunto? Porque se o plano for levado a cabo, vai mexer no bolso de alguns. Pessoas que gostam de falar de "empreendedorismo" e "enfrentar desafios".

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