AssembleiaCâmara de VereadoresCulturaEconomiaEconomia SolidáriaEducaçãoNegóciosPolíticaPrefeituraUFSM

LUNETA ELETRÔNICA. Câmara e Assembleia, venda de veículos, economia solidária, Amigos da Cultura…

* Não faltam temas importantes para os vereadores, no segundo semestre. E sobre dois deles (Educação e Saneamento), o editor trata na coluna que A Razão está trazendo nesta terça.

* De todo modo, não se sabe do que se tratará na primeira sessão ordinária depois do recesso, e que acontece a partir das 3 da tarde, no Palacete da Vale Machado. Até a noite desta segunda, não estava disponível o Boletim Legislativo, que traz a Ordem do Dia.

* Quem também volta às sessões é a Assembleia Legislativa. Lá, nesta primeira semana, há 10 MATÉRIAS em condições de ser votadas. Quais irão ao plenário, já ao meio dia se saberá.

* De todo modo, ninguém duvida que o grande assunto do parlamento gaúcho, nesse e nos próximos meses, são as propostas a ser enviadas pelo Palácio Piratini, para debelar a crise das finanças públicas.

* Mudança na previdência dos servidores, privatização e aumento de tributos estarão no bojo dos projetos que, talvez já nesta sexta, sejam conhecidos. Será um semestre animado.

Redução, em relação a 2014, foi de 16,5% no acumulado e 12% na comparação julho/julho
Redução, em relação a 2014, foi de 16,5% no acumulado e 12% na comparação julho/julho

* Definitivamente, não dá para dizer que está exatamente uma maravilha. Ainda assim, comparando com outras comunas brasileiras, até que o mercado de carros novos (automóveis e comerciais leves) está razoável em Santa Maria.

* Conforme o Registro Nacional de Veículos Automotores (veja na imagem acima), no acumulado dos últimos sete meses, foram 2.865 “0 Km” emplacados por aqui. Só em julho, 468.

* Comparando com os anos anteriores, há uma evidente retratação. Para igual período, em 2013, os emplacamentos chegaram a 3.630. Ano passado, entre janeiro e julho foram 3.432 – 16,5% menos. Apenas considerando julho, foram 643 em 2013 e 533 ano passado. Agora, em 2015, são 12% menos.

* O Processo Seletivo Seriado (PS2 e PS3) da UFSM tem inscrições abertas até dia 14. Os interessados devem acessar o sítio da Cperves, neste endereço: www.coperves.ufsm.br.

* São oferecidas 966 vagas: 832 no campus de Santa Maria, 62 no de Frederico Westphalen e 72 no de Palmeira das Missões, distribuídas de acordo com a relação de cursos contida no Manual do Candidato.

* No Processo Seletivo Seriado, são realizadas provas objetivas referentes ao 2º ano do Ensino Médio ou equivalente (PS 2) e ao 3º ano do Ensino Médio (PS 3) seguida de de Redação (só o PS 3).

* O PSS acontece em 20 de dezembro em 12 municípios. Além de Santa Maria, também em Alegrete, Cachoeira do Sul, Cruz Alta, Frederico Westphalen, Lajeado, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Santa Cruz do Sul, Santo Ângelo e Cascavel (PR). Mais informações pelo fone (55) 3220-8170.

* Desde esta segunda e até sexta, dia 8, acontece o Feirão dos Pais, na Rua 24 Horas e na Praça Saturnino de Brito, sempre entre 8 da manhã e 6 da tarde.

* Estão disponíveis produtos Coloniais, Caseiros, Artesanato,  da  Agroindústria Familiar, Plantas Ornamentais, lanches e uma grande variedade de itens da economia solidária. A promoção é do Projeto Esperança/Cooesperança e dos grupos Associados à economia solidária.

Solenidade de entrega aconteceu no Palacete da SUCV (foto Carlos Roberto Nunes/AIPM)
Solenidade de entrega aconteceu no Palacete da SUCV (foto Carlos Roberto Nunes/AIPM)

* Está em pleno desenvolvimento mais um “Mês da Cultura” em Santa Maria, com uma série de atividades previstas para agosto inteiro, como você pode conferir AQUI.

* A abertura oficial aconteceu na manhã de sábado. No Palacete da SUCV, aconteceu a entrega de selo e certificado de “Amigo da Cultura”, a 16 pessoas, entre físicas e jurídicas. Os detalhes do evento e a relação dos premiados você confere AQUI.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo