PartidosPolítica

POLÍTICA. Dilma fará reforma para cortar 25% dos ministérios. E gaúcho é cotado para virar superministro

Temer, que cuidará das “grandes questões”, é o principal aliado de Padilha superministro?
Temer, que cuidará das “grandes questões”, é o principal aliado de Padilha: superministro?

O Brasil tem hoje 39 ministérios. 10 deles (ou 25%, em percentual redondo) serão extintos, em reforma que, sem detalhes, foi anunciada nesta segunda-feira pelo ministro do Planejamento Nelson Barbosa. Foi só ele dar a notícia, ainda que apenas superficialmente, e já começou o conjunto de cogitações.

Uma delas, insistente, é que, com a saída de Michel Temer da articulação política (para cuidar apenas da interação com outros Poderes) e o fim da pasta da Aviação Civil (hoje ocupada por Eliseu Padilha, principal aliado do vice-presidente), é a criação de uma espécie de Superministério da Infraestrutura. Que abrigaria Transportes, Aviação Civil, Portos e outros, e que teria justamente Padilha no comando.

No que toca a Santa Maria, essa é uma questão relevante. Afinal, é da área de Transportes a tarefa de tocar a Travessia Urbana, a maior obra da história da cidade, em valores e importância estratégica. Logo, é bom prestar atenção.

Sobre, especificamente, a redução de ministérios, em reforma a ser oficializada provavelmente já no próximo mês, vale conferir o material produzido pela Agência Brasil. A reportagem é de Luana Lourenço, com foto do Feicebuqui. A seguir:

Governo anuncia corte de dez ministérios

O ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, anunciou hoje (segunda, 24) que o governo vai reduzir o número de ministérios, baixando de 39 para 29 o total de pastas. A medida faz parte de um pacote de reforma administrativa apresentado a ministros durante a reunião da coordenação política com a presidenta Dilma Rousseff.

Os ministérios a serem extintos serão definidos até o fim de setembro por uma equipe do governo. “Nosso objetivo é chegar a uma meta de dez [ministérios]. Existem várias propostas possíveis para atingir essa meta. Precisamos ouvir todos os envolvidos, não tem nenhum ministério inicialmente apontado para ser extinto”, disse Barbosa.

“Esse é um processo que envolve todo o governo federal, todos os órgãos e autarquias, envolve também uma melhor governança de empresas estatais, é um processo que precisa ser construído a várias mãos, deve ser feito com participação dos diversos ministérios, dos diversos órgãos e estatais do governo”, acrescentou. A definição dos ministérios que serão extintos vai levar em conta critérios de gestão e políticos, como o atendimento a partidos da base aliada do governo, que comandam algumas pastas.

A reforma também inclui cortes em estruturas internas de órgãos, ministérios e autarquias – com a redução de secretarias, por exemplo; a diminuição dos cargos comissionados no governo, os chamados DAS; o aperfeiçoamento de contratos da União com prestadoras de serviços, entre eles de limpeza e transporte; e a venda de imóveis da União e a regularização de terrenos…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Na verdade, se contar o marketeiro, o nome do filme é "Dilma e os Quarenta Ministros".
    Petices múltiplas. Superministério? Lula e Dilma desmembraram ministérios para ganhar apoio no Congresso com boquinhas. A desculpa "ideológica" é que, se existe um problema, tem que existir uma repartição pública para tratar do mesmo (de preferência com muitos cabides). Aviação civil saiu do Ministério da Defesa. Portos tratava da "água salgada", tinha sido desmembrado do Ministério dos Transportes que tinha ficado com a "água doce".
    Dilma "sempre focada em gestão pública" é uma piada. É só seguir as notícias do ano passado e as atuais. "Crise não existe, é pessimismo; inflação está sob controle". "É reflexo da crise internacional, culpa do sistema financeiro". "Demoramos a perceber a dimensão da crise".
    Se não for só para inglês ver, trocar as coisas de lugar marketeiramente, na dança das cadeiras alguém sempre fica de pé. Vamos ver o resultado.
    Maior obra da cidade foi a instalação da UFSM, o início da Cidade Universitária, só olhar as fotos. Importância estratégica? UFSM. Travessia é a maior obra viária da cidade e melhora somente o trânsito local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo