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CONSUMIDOR. Procon recebe mais de 2 mil queixas nos primeiros nove meses do ano. Confira as campeãs

Procon recebeu 2,2 mil reclamações, mas só 2 mil foram formalizadas na sede do órgão
Procon recebeu 2,2 mil reclamações, mas só 2 mil foram formalizadas na sede do órgão

Por VERA JACQUES, com foto de Arquivo, da assessoria de imprensa da Prefeitura

O Programa Municipal de Proteção ao Consumidor Santa Maria (Procon/SM) divulgou, nesta terça (27), o ranking parcial das 20 empresas mais reclamadas junto ao órgão, no período de janeiro a setembro deste ano. Encabeça a lista a empresa de telefonia Oi-Brasil Telecom, com 248 reclamações, seguida das operadoras Claro, Vivo e Tim. Também integram o ranking lojas de departamentos, supermercados, operadora de energia elétrica, bancos e operadoras de cartão de crédito, concessionária de água e esgoto, operadora de TV a cabo, entre outras. (confira a lista completa abaixo).

Segundo a auditora fiscal Márcia Moro, responsável pelo órgão, a publicação da lista faz parte das atividades em defesa do consumidor no âmbito do município. De acordo com o documento, o órgão recebeu um total de  2,2 mil reclamações, sendo que destas, 2 mil foram formalizadas. Márcia também explica que neste ranking estão computadas apenas as reclamações formalizadas presencialmente, e não aquelas recebidas por e-mail, após 15 de outubro. Não foram computadas as reclamações realizadas direto no site consumidor.gov.br, pelos atendentes, para os consumidores que têm dificuldade de acesso às mídias digitais.

Ranking parcial das 20 empresas mais reclamadas (até 15 de outubro)

Oi  Brasil Telecom – 248

Claro  – 189

Vivo – 128

Tim – 67

Net – 66

Carrefour – 56

Itau –Unibanco – 52

GVT – 45

Sky – 40

Magazine Luiza – 37

AES Sul – 32

Walmart /Big – 31

Cefederal – 23

Editora Globo – 23

Lojas Deltasul – 19

Uol – 18

Cartão Hipercard – 17

Lojas Colombo – 16

Corsan – 16

Lojas Becker – 14”

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