EconomiaNegócios

DIREITOS. Para Luciana Manica, garantir propriedade ao criador não aniquila a criatividade do empreendedor

“…Se hoje temos lâmpada nas nossas casas, é porque alguém desenvolveu tal tecnologia. E isso não impediu a perpetuidade da evolução!! Atualmente temos vários tipos: halógenas, de led, fluorescentes, incandescentes e outras variações. E, diferentemente do que pregou o autor do texto que me instigou a refutar suas posições, a patente não esmagou o seu criador Thomas Edison.

A propriedade da marca, do direito autoral, da patente não aniquila a criatividade do empreendedor. Pelo contrário, temos na história diversos renomados cientistas respeitados pelas suas inúmeras criações. Não falamos apenas de Einstein, Benjamin Franklin (inventor do para-raios), Leonardo da Vinci, Alan Turin (inventor do computador), mas de brasileiros como…”

CLIQUE AQUI  para ler a íntegra do artigo “Propriedade intelectual às avessas”, de Luciana Manica Gössling. Ela é advogada, mestranda em Direito e especialista em Propriedade Intelectual. O texto foi postado há instantes, na seção “Artigos”!

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

3 Comentários

  1. Sim! Assim escrevi porque sabia que o Brando atentaria para os detalhes. A briga do real criador do avião e do radio se perpetuarão para todo o sempre!!!
    Mas talvez essa briga de quem realmente criou nos faça lembrar de quem são e da importância que tem para a sociedade e para a propriedade intelectual. Eu sei que infelizmente nada criei, quiça um texto a nos instigar?
    mas sem invento algum.
    E você Brando, no que contribuiu? Exaltemos àqueles que de fato nos têm auxiliado com suas criações, não obstante ter sido criado por A ou B, representamos a sociedade e somos gratos a eles, não? Apague a luz, já é hora de dormir 😀

  2. Propriedade intelectual, bueno, sim e não. Depende. Elon Musk abriu mão de todas as patentes do Tesla, a única condição é que as informações nelas contidas sejam utilizadas para o desenvolvimento do carro elétrico. Esperto, se houver tecnologias derivadas as patentes valem.
    Google abriu mão do Tensor Flow, a "máquina" de inteligência artificial da empresa.
    Algumas empresas trabalham com inovação em alta velocidade, usam até a web para conseguir colaboração. Objetivo é bater a pirataria. Quem contribui com uma boa idéia ganha uma fatia. Nos EUA e na China já existem fábricas não especializadas. Fabricam qualquer coisa em pequenos lotes e prazo reduzido. Facilitam o que as outras tentam bater. Alguém pode tirar uma foto de um brinco de um artesão no centro de SM e mandar fabricar 5 mil peças. Em duas semanas recebe a mercadoria, põe à venda na internet. O artífice local nem fica sabendo.
    O mundo está muito mais rápido do que o direito, qual é a solução não se sabe.

  3. Algumas controvérsias. Turing não inventou o computador, construiu um dispositivo eletromecânico que ajudou a quebrar a criptografia alemã. Contribuiu na base matemática e teórica da computação.
    Leonardo da Vinci compilou e aperfeiçoou muitos trabalhos anteriores, nem tudo foi invenção dele, afinal viveu na renascença.
    Lutz foi aluno de Pasteur, quanto ao leite para mim é novidade.
    Marconi registrou o radiotelégrafo uns 8 anos antes de Landell de Moura. Depois de três anos abriu uma empresa. O gaúcho até transmitiu voz, mas foi procurar ajuda no governo. De qualquer maneira, no leste da Europa acreditam que o inventor do rádio foi Alexander Popov.
    Santos Dumont ter inventado ou não o avião é irrelevante. Brasil está comprando tecnologia aeronáutica da Suécia.
    Thomas Edison não "inventou" a lâmpada sozinho, tinha um centro de pesquisa. Comprou patentes, registrou outras. Inclusive algumas foram anuladas porque existiam trabalhos anteriores, acabaram sendo readmitidas, sabe=se lá em quais condições.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo