PrefeituraSanta MariaTrânsitoTransporte

“SETE”. Para manter a travessia sob os trilhos, uma manifestação de rua por aqui. E reforço ilustre no DF

Lideranças comunitárias e até um secretário que disse não estar lá nessa condição, além de vários vereadores, estiveram por duas horas no local que a Justiça determinou seja trancado
Lideranças comunitárias e até um secretário que disse não estar lá nessa condição, além de vários vereadores, estiveram por duas horas no local que a Justiça determinou seja trancado

Cerca de 80 pessoas estiveram no local em que, na semana que vem, por determinação judicial, a Prefeitura está obrigada a trancar a passagem. No caso, a rua Sete de Setembro, na confluência com a via férrea. Não se poderá ir à (nem vir da) Zona Norte através daquele caminho.

A menos que, claro, a mobilização que acontece junto às autoridades federais, e que depois terá que ser chancelada pelo Judiciário, dê resultado. Além do prefeito e dos deputados, um reforço de peso foi recrutado para a audiência prevista para o dia 17. Nada menos que o Vice-Presidente da República, Michel Temer, contatado por Cezar Schirmer nesta sexta-feira.

Sobre tudo isso, vale conferir o material originalmente publicado na versão online do jornal A Razão. A reportagem é de Fabrício Minussi e Joyce Noronha, com foto de Gabriel Haesbaert. Acompanhe:

Bloqueio da Rua Sete mobiliza vice-presidente da República

O vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), irá interver na polêmica envolvendo a determinação judicial que manda bloquear a passagem de nível da Rua Sete de Setembro, uma das principais vias de acesso a bairros e vilas da região Norte da cidade. A informação foi confirmada na tarde desta sexta-feira, pela Assessoria do prefeito Cezar Schirmer. O chefe do Executivo conversou por telefone com Temer, que estará presente à reunião agendada com a direção da Associação Nacional dos Transportadores Terrestres (ANTT) para o dia 17 de novembro, em Brasília. Também acompanham a agenda que foi articulada pela Federação das Empresas de Transporte de Passageuros do Rio Grande do Sul o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) e o deputado federal Paulo Pimenta (PT).

A polêmica envolvendo a passagem de nível (PN) da Rua Sete de Setembro foi noticiada com exclusividade por A Razão, na última quarta-feira. A ordem de fechar a passagem de cumpre acordo firmado por convênio assinado em 2004, entre Prefeitura e Departamento Nacional de Inraestrutura Terrestre (Dnit). No documento o Dnit condicionou o investimento de mais de R$ 4 milhões para a construção do Viaduto da Gare da Viação Férrea ao bloqueio da (PN). A Prefeitura tentou reverter a situação co recursos, mas o caso foi julgado em última instância pela Justiça Federal.

PROTESTO NOS TRILHOS

Já na manhã desta sextta-feira cerca de 80 pessoas se reuniram no cruzamento da Rua Sete com os trilhos da viação férrea para protestar contra o fechamento da via. Liderados pela União das Associações Comunitárias (UAC), o grupo começou o ato por volta das 10h30 e trancou a passagem de veículos na rua, por cerca de cinco minutos, para mostrar como a rota é importante para o fluxo do trânsito. Depois, os manifestantes ficaram ao lado da rua e receberam buzinaços e gritos de apoio dos motoristas que passavam.

O presidente da UAC, Rodrigo Santos, o Rodrigão, afirma que a Rua Sete é um dos principais acessos à Região Norte. Ele cita que se a via for trancada, só aumentará a criminalidade do local. “Essa área já é conhecida por alta criminalidade. Além disso, o Plano Diretor previa R$ 9 milhões para esta via de acesso. Para onde vai este dinheiro?”, questiona Rodrigão. Ele destaca que os órgãos públicos não fizeram qualquer tipo de pesquisa com os moradores para saber qual seria o impacto na comunidade. “Santa Maria é única cidade que vejo que está indo para o lado contrário. Enquanto outros municípios abrem ruas, para ampliar, aqui estão fechando ruas”, argumenta.

O secretário de Mobilidade Urbana, Miguel Passini, estava presente na manifestação e deixou claro que, durante o ato, não se encontrava na posição de titular da pasta. “Estou aqui como cidadão e morador. Há mais de 40 anos minha família mora nesta região e não queremos que fechem a rua”, observou.

Outro morador da Rua Sete, José Luiz de Figueiredo, contou que passam em média quatro trens por dia e quatro mil carros. Ele cita que fechar o trânsito na via prejudicará o comércio e as pessoas que residem ali. Por outro lado, o militar reformado Ilton Marques, 75 anos, acredita que um fechamento parcial da rua poderia melhorar a situação. A sugestão de Marques seria transformar a Rua Sete em mão única, no sentido bairro-centro, colocar cancela próximos aos trilhos e impossibilitar conversão à esquerda no cruzamento da Sete com a Rua Manoel Ribas.”

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

PARA LER OUTRAS REPORTAGENS DE ‘A RAZÃO’, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Vereadores podem procurar, no plano por eles aprovado, como a Consultoria e IPLAN trataram do assunto No PLANO DE MOBILIDADE URBANA.
    Aprovaram um poucos dias por promessa de verba da CEF para BRT. ..seta que o plano esqueceu deste detalhe Rua 7 x ALL?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo