Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
MemóriaPolítica

MEMÓRIA. Morre ex-deputado Carlos Renan Kurtz

renan primeiraInternado há uma semana no Hospital de Caridade Dr Astrogildo de Azevedo, morreu às 4h55 da madrugada de hoje, o ex-deputado estadual e ex-presidente da Assembleia Legislativa Gaúcha, Carlos Renan Kurtz. Ele faria 79 anos em 10 de fevereiro próximo.

Ainda não há informações sobre velório e sepultamento. Trarei mais informações, inclusive sobre a vida de Renan Kurtz (como é mais conhecido), em seguida. Foi um dos muitos brasileiros perseguidos pela ditadura militar, inclusive perdendo o cargo de Juiz Federal do Trabalho, função a que acabou reintegrado após a anistia.

Voltarei ao assunto. Com certeza.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

7 Comentários

  1. Tive o prazer de conviver com o Renan, Deputado das causas dos Ferroviários e da Lei Perachi. Estagiei no curso de Direito, no Gab. da Presidência da Assembléia, onde conheci seu trabalho e lutamos pelos direitos dos ferroviários RFFSA. Meus sentimentos aos familiares.

  2. Admirava Renan Kurtz. Quando vou a Santa Maria e vejo a casa branca da rua Riachuelo – onde morou – lembro dele. Um político admirável. Tive contato com ele, também na Assembléia Legislativa.

  3. Sempre considerei o Renan como meu irmão mais velho, pela grande amizade que nos unia.Convivi com Renan, na política e na intimidade,dos anos sessenta aos oitenta. Com ele muito aprendi sobre política, sobre direito, sobre solidariedade.Cidadão e político sempre voltado para as questões sociais e humanitárias. Renan era cordial, afável e generoso no trato com qualquer pessoa.E, dentre suas virtudes e talentos, possuía um fino senso de humor. E por isso também, era pessoa de agradável convívio. Recebo a notícia do seu falecimento com profunda tristeza.Santa Maria e Rio Grande do Sul perdemos um homem de caráter e exemplar homem público.

  4. Perdi um grande amigo, uma pessoal que construiu sua trajetória politica comprometida com os mais necessitados, um homem que lutou a vida toda pela democracia, uma parlamentar que teve a transparência a honestidade como eixos de conduta de sua vida.

  5. Deixo minhas condolências aos familiares e amigos do Renan e o reconhecimento pelo seu trabalho em prol da cidade do estado e do país.

  6. Nossa cidade,universitária,gaúchos,bons acolhedores,soube a pouco negou a casa do povo para que este povo pudesse se despedir de 1 pessoa que ajudava a todos sem cor partidária,isto vem a denegrir nossa imagem.

  7. Um grande amigo, com muito convívio na militância. Tive a honra de ser assessor do Renan quando ele foi Secretário Municipal de Administração do Dr Luiz Alves Rolim Sobrinho,, lá pelo ano de 1969. Acompanhei os dias dramáticos nos quais ele havia sido instado a abrir mão do direito legal de ser nomeado Juiz do Trabalho (aprovado em concurso público) ou teria seus direitos políticos suspensos. Participei da discussão , redação e entrega de sua carta ao general de comandava a DE, comunicando que não cederia a essa pressão e aguardamos a suspensão de direitos políticos que veio na próxima "lista" de atingidos. Fez parte de uma geração de lideranças emergentes que pensavam Santa Maria e seu desenvolvimento de uma forma mais ousada e sonhadora. Exerceu mandatos e funções significativas após sua anistia e o decurso dos dez anos em que esteve com os direitos políticos suspensos: Deputado Estadual e Presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Federal.É um momento de muito pesar para mim. Santa Maria e o RS estão de luto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo