AGRONEGÓCIO. Ministério da Agricultura entrega estudo para otimizar produção primária em Sta Maria

POR MAIQUEL ROSAURO

Com grande satisfação o prefeito Cezar Schirmer recebeu ontem (12) o Estudo Edafoclimático de Santa Maria. O município é apontado como o único do país a possuir tal conjunto de informações sobre seu território. Confira na matéria de André Campos com Rodrigo Thiel e Lenon de Paula. A foto é de Carlos Roberto Nunes.

Estudo inédito no país mostra o mapeamento dos tipos de solo e recomendações de cultivo

AGRONEGÓCIO. Ministério da Agricultura entrega estudo para otimizar produção primária em Sta Maria - estudo-solo

Entrega do Estudo Edafoclimático de Santa Maria

Exultante e convicto o prefeito Cezar Schirmer afirmou ter certeza de que nenhum outro município que tenha políticas de estímulo ao pequeno produtor rural como tem Santa Maria e elencou a série de 15 programas de fomento que a prefeitura mantém ativamente e que já mostra uma reversão de um quadro desalentador de produção baixa com potencialidade elevada: “distribuímos matéria-prima gratuitamente com recursos públicos porque os resultados são para todos, ganha a economia rural, mas ganha diretamente toda a cadeia produtiva e os consumidores, precisamos enxergar essa vocação abundante para a produção local, nos posicionamos como exemplo edificante de aproximação do Poder público com a iniciativa privada de maneira a otimizarmos ao máximo os recursos generosos de conhecimento especializado, de terra, água e agora de um identificação exclusiva e especializada do solo e da recomendação técnica para o cultivo específico”, afirmou.

Com a explanação da metodologia do Estudo Edafoclimático de Santa Maria feita pelo professor Carlos Alberto Flores, engenheiro técnico da Embrapa, responsável pela pesquisa de campo que utilizou 559 pontos de observação, com 72 perfis de solos, 300 amostras de análises físicas e químicas, gerados 12 mil resultados analíticos para o mapeamento dos solos. “Não conheço nenhum outro município no Brasil que tenha esse conjunto de informações de seu território produtivo”.

O secretário da Secretaria do Produtor Rural e do Cooperativismo Caio Tibério Rocha, destacou a importância que teve o trabalho liderado pelo prefeito Cezar Schirmer em parceria com a Embrapa, com o Ministério da Agricultura e com a Universidade Federal de Santa Maria, com o objetivo de realizar um levantamento edafoclimático de Santa Maria. Ele explicou a metodologia “é um levantamento de todos os solos e de suas aptidões e das condições climáticas do município; então, fizemos um levantamento de 27 culturas, demonstrando desde lá da questão do grão-de-bico, da questão da lentilha, da questão da melancia até o arroz irrigado, a soja, que são culturas tradicionais, aonde são os melhores potenciais, locais de plantio; e este é um trabalho que servirá não apenas para a Prefeitura, mas para a sociedade de modo geral, de maneira a embasar com segurança uma política pública para o desenvolvimento agropecuário alicerçado em dados fundamentados, concretos, que vão proporcionar economia de recursos públicos e eficiência produtiva”, destacou. Ele enfatizou que o principal ponto do pioneirismo da cidade de Santa Maria nesse estudo foi a vontade política do prefeito que encomendou este trabalho, teve a visão, o alcance e a determinação de entender a importância que tinha para o seu município.

Por sua vez o Superintendente Federal do Ministério da Agricultura e Pecuário no RS, Roberto Schroeder, enfatizou que este estudo é importante pois servirá de base para novas atuações e viabilidades econômicas no âmbito rural, na medida em que traça os aspectos mais importantes do solo e do clima da região.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *