Claudemir PereiraInternetJornalismo

INTERNET. Sítio fecha 11 anos e muitas novidades vêm aí. Na lista, nova marca e mais espaço multimídia

Essa era a “cara” do sítio no nem tão longínquo 2 de abril de 2005, o início de tudo
Essa era a “cara” do sítio no nem tão longínquo 2 de abril de 2005, o início de tudo

Não dá pra adiantar muito, até para não estragar a surpresa. Mas, justo no dia em que este sítio, orgulhosamente (modéstia às favas) completa 11 anos de presença na grande rede de informações, não custa dizer duas coisas: (a) valeu muito a pena; e (b) estamos aprontando muitas novidades já nos próximos dias.

Algumas, inclusive, foram anunciadas aqui mesmo e no Feicebuqui: serão agregados parceiros como Jaiana Garcia e seu blogue www.maesolteiraos30.com e o Márcio Grings com o http://gringsmemorabilia.blogspot.com.br/. Mas há mais, especialmente na área multimída, com um programa de rádio com imagens. Não, ainda não dá pra explicar, o que faremos nos próximos dias. Mas é uma novidade e tanto, pode apostar.

E, claro, está mais que na hora de dar uma repaginada visual. Vem aí um novo leiaute e uma marca atualizada. Tudo isso porque, creia, vale muito a pena o trabalho iniciado há exatos 11 anos. Detalhes de tudo isso, que, salvo alguma mudança imprevisível, deve estar no ar entre os dias 8 e 9 próximos, você terá adiante. Agora, com muito orgulho, o escriba reproduz o primeiro texto aqui publicado, lá no nem tão longínquo 2015. Acompanhe:

Leiaute de hoje. Em uma semana, no máximo, chega o próximo, inclusive com marca nova
Leiaute de hoje. Em uma semana, no máximo, chega o próximo, inclusive com marca nova

Um desafio e tanto

Com este texto, escrito em meados de fevereiro, estou começando aquele que, certamente, é o maior desafio já enfrentado por mim, em 23 anos da profissão iniciada, na prática, na metade de 1982, numa mesa redonda esportiva, às noites das segundas-feiras, na Rádio Imembuí, a convite do eterno amigo e chefe, Vicente Bisogno.

De lá para cá, muita coisa já fiz, como jornalista. Polícia, Esporte, Política, Reportagens, Chefias diversas, Assessoria de Comunicação, trabalhos em rádio, jornal e televisão.

Além da Pioneira, a Imembuí, atuei na rádio Peperi, em São Miguel do Oeste, SC. E agora, na CDN de Santa Maria.

Em jornal, muito orgulhosamente, defendi as cores de A Razão, na maior parte do tempo, para onde fui, convidado por Vera Pinheiro, sugerido por Francis Maia, bem recebido por Luizinho de Grandi, que a mim acolheu e promoveu, e sustentado nas variadas funções por Zaira de Grandi. Mas também espero ter ajudado em algo na Folha do Oeste, em São Miguel do Oeste, no Pioneiro de Caxias do Sul, e n’O Timoneiro, de Canoas.

Em televisão, uma experiência única e ainda em vigor, na TV Pampa, pela qual fui convidado pelo Airton Amaral e na qual fui acolhido pelo Souvenir Machado e todos os demais colegas. E espero, modestamente, estar ainda dando conta do recado.

Em Assessoria de Comunicação, atuei em entidades empresariais do porte da Câmara de Comércio e Indústria (Cacism) e do Sinduscon (quando ainda era apenas a Ascon, a instituição defensora dos interesses da Indústria da Construção). E tive o privilégio de dirigir, por obra e graça do fundador da entidade, Paulo Ceccim, o primeiro jornal classista de Santa Maria, na Associação dos Jovens Empresários, que ele fundou. E me orgulho de, ainda que pelo curto período de seis meses, ter obtido uma experiência no serviço público, ao chefiar a Assessoria de Comunicação do então prefeito, José Farret, no meio dos anos 90.

Outras coisas fiz, todas importantes, penso eu. Mas que, mesmo no ilimitado espaço da Rede, podem cansar o leitor. Por isso, e só por isso, deixo de citá-las neste texto, sugerindo uma leitura do currículo que também está disponível nesta página.

Considero-me, pessoalmente, um vitorioso. E nada modesto, como você já deve ter notado. Mas, concorde comigo: que mais pode esperar um profissional que consegue, não obstante os percalços óbvios de uma atividade como a que enfrentamos no dia-a-dia, obter significativo reconhecimento dos receptores do seu trabalho?

Nada, respondo. No entanto, é talvez por isso, e acreditando que é possível seguir adiante, mesmo quando, aparentemente, tudo foi conquistado, que parto para essa nova empreitada.

Embrenho-me pela internet – sem desconhecer, nem deixar de atuar nela, a dita mídia tradicional. Continuo no rádio, não deixo o jornal, abraço a televisão. E, agora, entro na Grande Rede. E fazendo aquilo que me fascina acima de qualquer coisa: jornalismo. E, suprema vitória (assim considero), em tempo real. E, se me fosse dado o direito de fazer uma promessa, político militante que não sou, dando conhecimento da notícia assim que ela se tornar de mim conhecida. Oferecendo a opinião, a qualquer momento. E analisando, quando a oportunidade se apresentar. Não importa a hora, nem o local.

Um sonho, agora realidade. Ah, e, de quebra, oferecendo espaço para articulistas – a critério do editor – que também poderão se utilizar da Claudemir Pereira ON Line para expor seus pontos de vista.

A credibilidade duramente alcançada, a confiança que ofereço a quem me ouve, lê e/ou enxerga, e a minha paixão pela notícia, a análise e o comentário. Tudo isso é posto à prova nesse desconhecido mundo da internet.

É o desafio, o maior deles, já encarado por mim. Conto com você nessa empreitada.

Me acompanhe, é o pedido da hora.

Abraço fraterno”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo