Coluna

Um olhar pela vila histórica – por Bibiano Girard

bibiano#

Neste sábado nossa visita a algum ponto de Santa Maria se dá num dos nossos clássicos cartões-postais: a Vila Belga, lugar que remexe com nossas percepções sobre a cidade. Nosso canto mais bem resguardado e recentemente ocupado pelo brique, que dá ao local mais brilho.

Para quem não conhece, a vila é um conjunto habitacional localizado entre o Centro e a Zona Norte. Projetada pelo engenheiro Gustave Wauthier, suas casinhas foram erguidas entre 1901 e 1903 para abrigar funcionários da empresa que construía ferrovias, canal esse de extrema relevância para a história da cidade.

São quatro ruas principais, setenta e nove casas iguais e muita cor para você fotografar. O espaço é bem iluminado à noite, o que permite passeios.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo