Coluna

É ESPORTE. Balonismo, Jesma, Tênis… E ainda há mais para festejar a cidade. E as novidades do Brasileirão

Por RAMIRO GUIMARÃES

Balonismo é a grande atração, mas a programação de competições esportivas é bem extensa (Foto Felipe Pires/AIPM)
Balonismo é a grande atração, mas a programação de competições esportivas é bem extensa (Foto Felipe Pires/AIPM)

Um aniversário esportivo

Santa Maria terá, provavelmente, o seu final de semana mais esportivo do ano. Tudo por conta do aniversário da cidade, que comemora 158 anos de emancipação política na próxima terça-feira, dia 17 de maio. E, para comemorar, haverá uma programação extensa no Coração do Rio Grande, com competições e modalidades para todos os gostos.

Ao todo, serão seis torneios com a chancela da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (sem contar com o Jesma, que reuniu 200 alunos para as provas de atletismo, sexta-feira, na UFSM) e mais a Copa Docelina, organizada pelo Avenida Tênis Clube (ATC). Em um cálculo rápido, a estimativa é que cerca mil competidores estejam envolvidos em sete disputas em Santa Maria. Sem falar no público que irá acompanhá-las…

O destaque na programação, sem dúvida, é o Festival Internacional de Balonismo, que chega à sua sétima edição. O evento, que toma conta dos céus da cidade e tem como base o Jockey Club, vai até a terça-feira. Lá no Parque, a entrada para o público é 1 kg de alimento não perecível ou uma peça de roupa que será revertida à Campanha do Agasalho.

Mas, para quem quer um esporte mais pé no chão, o Centro Desportivo Municipal (CDM) recebe a Copa Santa Maria de Judô, no domingo. As opções para os adeptos de esportes radicais são a Ultramaratona 24h, no Bairro Tancredo Neves, e o Campeonato Gaúcho de Cross Country (modalidade do motociclismo), no Hotel Fazenda Pampas, em Camobi.

Já para quem prefere exercitar mais a mente do que o corpo, há duas ótimas pedidas: o Torneio Cidade de Santa Maria de Futebol de Mesa, no recém reinaugurado Clube 21 de Abril, e o torneio de pôquer 100 K Garantidos Santa Maria, no Itaimbé Palace Hotel. Então, é isso. Programe-se. E comemore os 158 anos de Santa Maria praticando ou prestigiando algum esporte!

Brasileirão esparramado

Uma coisa não se pode negar: a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) tem se esforçado para deixar o Brasileirão mais atrativo. A competição deste ano, que começa neste sábado, terá um punhado de novidades. O pacote inclui novas regras (adotadas a partir de uma orientação da International Football Association Board), uma música-tema (que será tocada antes das partidas, nos mesmos moldes da Champions League) e, é claro, mais horários de jogos para preencher a grade. A rodada de domingo às 11h, sucesso de público em 2015, fica. Mas a bola começará a rolar mais cedo nos finais de semana, sábado às 16h (os confrontos das 18h30 permanecem), e só vai parar na noite de segunda-feira, com a partida marcada para iniciar às 20h.

Dessa forma, a CBF garante futebol na TV (aberta ou fechada) durante todos os dias da semana: segunda, quarta, quinta, sábado e domingo com a Série A do Brasileirão, e sexta e terça com a Série B. O horário de segunda-feira à noite, que deverá ser inaugurado somente a partir da 13ª rodada, pode parecer um pouco estranho para o torcedor de futebol, mas é a faixa nobre de transmissão esportiva do esporte que mais arrecada com isso no planeta: o futebol americano. O Monday Night Football (o futebol da segunda à noite) é uma tradição da NFL há cerca de três décadas. E a CBF vai tentar emplacar essa moda por aqui.

Em tempo, a Dupla Gre-Nal entra em campo no domingo pelo Brasileirão: o Grêmio faz a abertura oficial contra o campeão Corinthians, em Itaquera, às 16h, e o Inter recebe a Chapecoense, no Beira-Rio, às 18h30.

Ministro olímpico

Leonardo Picciani, do PMDB/RJ, assume o Ministério do Esporte que terá como foco (único?) a Olimpíada do Rio de Janeiro
Leonardo Picciani, do PMDB/RJ, assume o Ministério do Esporte que terá como foco (único?) a Olimpíada do Rio de Janeiro

Na nova formatação do primeiro escalão do Governo Federal, anunciada na quinta-feira, o presidente interino Michel Temer entregou o Ministério do Esporte a um companheiro de partido, o deputado federal Leonardo Picciani, do PMDB/RJ. Uma escolha que, aos desavisados, pode até parecer natural, mas que gerou um certo desgaste e mantém algumas incertezas no ar.

A primeira opção de Temer era manter a pasta na mão do PRB. Só que o ministro no Governo Dilma, George Hilton (que esteve em Santa Maria no final do ano passado), partiu para o PROS e, quem ficou, não quis assumir a bronca. Haveria mais incomodações do que vantagens, teria alegado o comando do PRB. E somente aí que entrou em cena o jovem parlamentar Leonardo Picciani, 36 anos, líder do PMDB na Câmara dos Deputados e um dos últimos aliados do Governo Dilma dentro do partido de Temer.

O advogado Picciani até tem experiência como gestor na área de Habitação, mas não tem relação com o Esporte. E por que foi escolhido? Por causa da Olimpíada do Rio de Janeiro, cidade do novo ministro. Hoje, a preocupação máxima do Planalto na área esportiva é fazer a competição mundial, que começa em agosto, dar certo. Depois… Bom, depois, é outra história. Há até quem aposte que o Ministério do Esporte será desfeito, como ocorreu com a pasta aqui no Estado e com a Cultura neste novo Governo Temer. É esperar pra ver.

Santa Maria é Seleção!

Jonathan foi revelado pelo Novo Horizonte, chegou ao Inter e, agora, foi convocado para treinar com o Brasil Sub-15
Jonathan foi revelado pelo Novo Horizonte, chegou ao Inter e, agora, foi convocado para treinar com o Brasil Sub-15

A Sociedade Esportiva Novo Horizonte e o Sport Club Internacional já têm uma parceria firmada nas categorias de base há alguns anos. O clube de Santa Maria revela os garotos e o da Capital, após uma avaliação rigorosa, leva os atletas para integrar as suas equipes amadoras.

O caso mais conhecido é o do atacante santa-mariense Lucas Roggia, hoje com 25 anos, que despontou como o “novo Alexandre Pato”, mas acabou não correspondendo a toda a expectativa. Jogou o último Gauchão pelo Passo Fundo.

E, agora, essa dobradinha rendeu mais um fruto bem legal. O volante Jonathan Schuttz foi convocado para integrar a Seleção Brasileira Sub-15 que irá treinar na Granja Comary, a sede da CBF, em Teresópolis/RJ, entre os dias 22 e 27 de maio. O garoto Jonathan nasceu em Santiago e jogou por cinco anos no Novo Horizonte antes de chegar ao Inter, em 2013.

Na base colorada, o volante saído de Santa Maria já tem status de promessa. Aos 15 anos, é capitão do time, levanta taças, tem boa técnica e recebe muitos elogios. Até umas comparações com Rodrigo Dourado já surgiram. Mas, calma… O guri ainda tem um longo caminho pela frente.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo