Coluna

IMPRESSA. Na edição desta quinta, o novo e interino Governo Federal e suas decorrências em Santa Maria

Você confere a seguir, na íntegra, a coluna do editor do sítio, publicada na edição desta quinta, 12 de maio, no jornal A Razão:

No que um eventual governo (mesmo interino) de Michel Temer poderá interferir aqui? É a questão (foto Antonio Cruz/Agência Brasil)
No que um eventual governo (mesmo interino) de Michel Temer poderá interferir aqui? É a questão (foto Antonio Cruz/Agência Brasil)

A cidade e o novo e interino governo

O colunista não encontrou, ainda, qualquer argumento capaz de fazê-lo mudar de ideia. Isto é, os episódios nacionais muito improvavelmente terão influência no pleito de outubro. Quem tem opinião formada e radical (no bom sentido do termo) não irá mudar. Mas é um núcleo importante, porém relativamente reduzido.

Isso, porém, vale hoje. Não se sabe que tipo de governo vem aí. E, vindo, será interino. Portanto, ainda que com poder de decisão, estará limitado. Sem falar na inevitável contestação (de que tamanho não se sabe) que sofrerá.

Dito isso, é preciso que se conceda margem à dúvida. Isto é, alguma coisa poderá acontecer, em nível local, a partir de Brasília? É possível. Não é certo. Mas, se ocorrer, implicará diretamente no candidato que o PMDB de Michel Temer apoiar por aqui. Positivamente. Ou não.

Resumindo: será necessário esperar um pouco para saber se, mesmo limitado, haverá ou não impacto nas candidaturas governistas locais.

PODER POLÍTICO…

Vai longe no tempo a influência de Santa Maria como pólo político regional. Em que  as representações locais dos partidos eventualmente no poder estadual, mais que a sede de coordenações regionais, nomeavam o titular.

…É REGIONALIZADO

Hoje, não é a cidade que resolve, mas a estratégia estadual das siglas. É o que explica, que o Coordenador da área da saúde (PMDB) seja de Agudo e a de Educação (PDT) tenha Vila Nova do Sul como origem.

ESTRATÉGIA DO PP E…

O que não poucos imaginavam não ser para valer, começa a se tornar fato consumado. No caso, a candidatura do PP à Prefeitura, com Sérgio Cechin. Junto ou aliado com o PMDB ou outros partidos.

…O APOIO ESTADUAL

Sinal desta inevitabilidade (?) é o apoio da direção estadual, que esteve em peso na cidade sexta, como A Razão noticiou. O próprio presidente, Celso Bernardi, com os deputados Covatti Filho e Marcel Van Hatten, veio apoiar Cechin.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo