Coluna

É ESPORTE. Rugby de primeira divisão em SM. Este é o objetivo do Universitário. E tem Dunga, Basquete…

Por RAMIRO GUIMARÃES

Universitário venceu a Segundona. Agora, precisa vencer também para subir de divisão (Foto Ronald Mendes/Especial/A Razão)
Universitário venceu a Segundona. Agora, precisa vencer também para subir de divisão (Foto Ronald Mendes/Especial/A Razão)

Veio o título. Só falta o acesso

O Universitário Rugby Santa Maria repetiu a dose de 2015. O time azul e preto confirmou o favoritismo e conquistou o bicampeonato da Segunda Divisão Estadual de Rugby. E de novo de forma invicta! A vítima da vez, quer dizer, a equipe vice-campeã, foi o Caxias Rugby, de Caxias do Sul, que perdeu por 41 a 10 no jogo disputado no Centro de Eventos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na tarde de sábado.

O URSM levantou a taça (que, aliás, leva o nome de Vinicius Montardo Rosado, jogador do time que morreu na tragédia da Boate Kiss), mas não terá muito tempo para comemorar. Afinal, para garantir mesmo o acesso à elite do rugby gaúcho, o representante de Santa Maria precisará fazer mais um jogo, contra o Centauros, de Estrela, último colocado da Primeira Divisão. Um confronto, provavelmente em Santa Maria e ainda no mês de junho, irá definir quem sobe.

No ano passado, mesmo com o título da Segundona de Rugby, o Universitário não teve a chance de brigar pelo acesso. Agora, já que o regulamento prevê essa possibilidade, o time daqui não quer deixar essa oportunidade escapar.

Começar por onde?

Eliminado da Copa América, Dunga deve cair nesta terça-feira. Já Marco Polo Del Nero, o presidente da CBF, segue firme e forte... (foto Reprodução)
Eliminado da Copa América, Dunga deve cair nesta terça-feira. Já Marco Polo Del Nero, o presidente da CBF, segue firme e forte… (foto Reprodução)

O Brasil já entrou na esdrúxula Copa América Centenário, que está sendo disputada nos Estados Unidos, com muito mais a perder do que a ganhar. Mas, por incrível que pareça, a eliminação precoce, ainda na primeira fase do torneio e enfrentando adversários do “quilate” de Equador, Haiti e Peru, conseguiu ir muito além das expectativas mais pessimistas que poderia se ter a respeito do time brasileiro. Foi praticamente um novo 7 a 1. E, tal qual ocorreu após o jogo contra a Alemanha na Copa de 2014, o cenário é tão desolador que fica até difícil apontar qual foi o problema mais grave. Precisa mudar tanta coisa. Mas começar por onde?

Sim, Dunga é um técnico insuficiente para o cargo que ocupa (nunca fez em um clube um trabalho que justificasse o seu emprego na Seleção). Também é verdade que o atual grupo de jogadores não tem o mesmo talento nem o mesmo empenho de gerações anteriores. Só que o fator determinante para o(s) fracasso(s) do futebol está um pouco mais acima. Quem escolheu Gilmar Rinaldi, que escolheu Dunga, que escolhe os jogadores são os mandatários da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Um deles, José Maria Marin, está preso por corrupção, e o outro, Marco Polo Del Nero, não sai do Brasil com medo de ter o mesmo fim. Só isso já explica muita coisa.

A informação é que, nesta terça-feira, um encontro na sede da CBF irá definir os rumos da Seleção. Dunga cai (e, neste caso, Tite é o favorito para substitui-lo) ou, quem sabe, ganha uma sobrevida para treinar o time olímpico nos Jogos do Rio. O certo é que a verdadeira mudança, aquela que é realmente necessária para recolocar o futebol brasileiro nos eixos, não irá ocorrer. Del Nero continuará mandando. Enquanto a Justiça assim permitir.

Largada na Série D

A caminhada dos times gaúchos na  Série D do Brasileirão teve início no domingo do Dia dos Namorados. Dos quatro representantes do Estado na última divisão do futebol nacional, dois começaram com vitória: o São Paulo-RG, do técnico santa-mariense Tiago Nunes, venceu o PSTC por 2 a 1, no Paraná, e o Caxias, do preparador físico Rafael Dias, que também é de Santa Maria, fez 2 a 1 no Metropolitano-SC, em Caxias do Sul. Já o São José-Poa perdeu por 1 a 0 para o São Bento, lá em São Paulo, enquanto o Novo Hamburgo conseguiu ser goleado por 3 a 0, em casa, pelo JMalucelli.

A segunda rodada será no próximo final de semana. Em 2016, a Série D do Brasileirão conta com inacreditáveis 68 clubes participantes. Os quatro que conseguirem chegar às semifinais conquistarão o direito de disputar a Série C, onde estão Juventude e Ypiranga-Er, em 2017.

Evento organizado pelo Corintians traz o croata Josef Dulibic (Reprodução)
Evento organizado pelo Corintians traz o croata  Dulibic (Reprodução)

A linguagem do basquete

Começou na segunda-feira e vai até esta quarta-feira o 2º Circuito de Basquete Europeu no Brasil, promovido pelo Corintians Basquetebol em parceria com Around The Ball 11, uma empresa especializada em intercâmbios esportivos. O evento, na verdade, é uma clínica, um período curto de treinamentos, com o croata Josef Dulibic, que irá passar um pouco dos seus conhecimentos sobre a escola europeia de basquete. As aulas serão no ginásio no Corintians mesmo, na Rua General Neto.

Dulibic possui no currículo um vice-campeonato Mundial Sub-19, em 2015, como assistente técnico da Seleção da Croácia, dois títulos nacionais de categorias de base e ajudou a revelar alguns talentos que saíram do Leste Europeu para brilhar na NBA, como Dario Saric, Dragan Bender e Mario Hezonja. Na linguagem da bola laranja, o técnico visitante é expert. Vamos ver se a gurizada de Santa Maria entende tudo o que ele tem a ensinar…

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo