EducaçãoEstadoTrabalho

EDUCAÇÃO. Palácio Piratini resolve endurecer com professores grevistas e anuncia que cortará o ponto

Professores grevistas que decidiram em assembleia (foto) manter o movimento, terão ponto cortado, anunciou o Governo do Estado
Professores grevistas que decidiram em assembleia (foto) manter o movimento, terão ponto cortado, anunciou o Governo do Estado

No Correio do Povo online, com informações de CÍNTIA MARCHI e foto de ALINA COUTO

O governo do Estado, por meio de nota oficial, lamentou a decisão de continuidade da greve do magistério, definida na tarde desta sexta-feira. O Piratini também prometeu endurecer contra a categoria e informou que cortará o ponto dos grevistas “conforme determina a legislação”.

“Mesmo com baixa adesão, a paralisação prejudica, principalmente, alunos e famílias gaúchas. Trata-se de decisão claramente política. A sociedade não pode ser penalizada por disputas internas do próprio sindicato”, diz o texto. Também afirma que mantém diálogo transparente com a categoria, destacando que a grave crise financeira afasta, no momento, qualquer possibilidade de reajuste salarial. E lembra que foram apresentadas propostas, como a revogação da portaria sobre o abono de difícil acesso; e o adiamento da discussão do PL 44/2016.

A manutenção da greve dos professores, que já dura 41 dias, foi DECIDIDA em votação apertada no fim da tarde. O placar foi de 730 votos a favor da paralisação ante a 691 pelo fim da greve. Na assembleia também foi rejeitada a última contraproposta encaminhada pela Secretaria Estadual da Educação ao Cpers.

Cpers busca “negociação verdadeira”

A deliberação da assembleia contradisse ao clima da reunião do Conselho Geral do Cpers, quando 20 dos 42 núcleos regionais do Sindicato foram favoráveis ao fim da greve – outros seis estavam indefinidos e seguiriam a maioria. “A decisão sempre se dá na assembleia”, explicou a presidente do Cpers Helenir Schürer.

Segundo ela, o Cpers busca, agora, uma “negociação verdadeira” com o Executivo. “Que exista, por parte do governo, uma vontade, principalmente, na questão salarial, porque isso pesa muito. Não é vida estudar tanto para chegar a esse ponto.”

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo