Coluna

IMPRESSA. Na coluna desta quarta, o desafio dos líderes: segurar os ‘exércitos’ de candidatos à Câmara

Você confere a seguir, na íntegra, a coluna do editor do sítio, publicada na edição desta quarta, 27 de julho, no jornal A Razão:

No xadrez eleitoral de 2016, a importância dos candidatos à Câmara de Vereadores é fundamental para os líderes (foto Reprodução)
No xadrez eleitoral de 2016, a importância dos candidatos à Câmara de Vereadores é fundamental para os líderes (foto Reprodução)

Segurar os “exércitos”, o desafio de toda hora

A história é repleta de exemplos. Portanto, ninguém está autorizado a se chocar. Sim, em determinado momento de qualquer campanha, os candidatos a vereador de candidaturas mais atrasadas na possibilidade de vitória entram no “cada um por si”.

Por essas e outras, a atenção dos líderes majoritários deve ser redobrada. E, que se diga, é. Nas alianças, digamos, mais pretensiosas, os comandantes procuram atender fraternalmente, na medida do possível, seus principais quadros que concorrem à Câmara. São cabos eleitorais com status de tenente ou, em certos casos, coronel.

Sabem que, se não fizerem isso, o risco de, daqui a pouco, os liderados pensarem apenas em sim mesmos é real. E olha que a campanha sequer começou. Não há de se correr riscos agora. É preciso segurar os “exércitos”, num desafio diário de administração de egos. Não é tarefa fácil. Mas os veteranos (e praticamente todos são) sabem. Se não souberem, bem, aí vão se trumbicar. E logo.

DE UM LADO, POLIDEZ

Alguns diriam que se trata de exercício de contorcionismo, as opiniões colhidas pela Joyce Noronha, dos pré-candidatos, acerca da pesquisa divulgada por A Razão, no final de semana. Foi apenas, porém, polidez. Publicamente.

DE OUTRO, A VACINA

“Nas internas”, é fato que houve entusiasmo de quem estava na frente, preocupação de quem estava no meio, e muito temor de quem se viu para trás. Ah, e as palavras foram apenas vacina por conta do futuro incerto.

PREOCUPAÇÃO NO…

A Estatuinte, aparentemente, virou consensual na UFSM. Isto é, resistências aqui e acolá foram mitigadas, no mínimo. E a própria comunidade, ainda que restritamente, está participando da escolha dos delegados.

…CAMPUS DA UFSM

A par disso, porém, nos belos espaços abertos do Campus há procedente preocupação: como encaminhar e conduzir com qualidade o processo em meio a uma campanha por iniciar, para a Reitoria? Serenidade. Esta é a receita. Funcionará?

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo