Coluna

IMPRESSA. Na coluna desta sexta, o ‘racha’ do PSTU e sua influência (ou não) na Esquerda-Esquerda local

Você confere a seguir, na íntegra, a coluna do editor do sítio, publicada na edição desta sexta, 8 de julho, no jornal A Razão:

Alcir Martins, do PSOL, é o por enquanto único candidato da Esquerda-Esquerda na cidade. Tendência é que continue assim (foto Feicebuqui)
Alcir Martins, do PSOL, é o por enquanto único candidato da Esquerda-Esquerda na cidade. Tendência é que siga assim (foto Feicebuqui)

O “racha” do PSTU e a Esquerda-Esquerda

Mito ou não, o fato é que se diz ser muito fácil a divisão da Esquerda. E na Esquerda-Esquerda, então, o fenômeno é visível com alguma frequência. Basta ver a formação dos partidos desse lado ideológico no Brasil.

Quase todas as siglas de hoje, exceto as muuuito históricas e/ou que sobreviveram na clandestinidade, em algum momento participaram do PT e dele se afastaram. São os casos, por exemplo, do PSOL e do PSTU. O primeiro, mais recente, o segundo nascido “Convergência Socialista”.

Pois não é que, agora, é o minúsculo PSTU que se vê as voltas com o “racha”? A repercussão em Santa Maria, diz-se, é mínima. Alcir Martins, do PSOL e pré-candidato a prefeito pela Esquerda-Esquerda, garante que as conversas continuam. Mas o fato é que o ex-candidato a prefeito pelo PSTU, Jeferson Cavalheiro, não é mais do partido. Ele e outra militante, de um total de 30.

Haverá, fora da própria sigla, influência real? Improvável, convenhamos. Mas…

PSOL “REFORMISTA”

Se a direção local seguir a diretriz nacional, que considera o PSOL um partido “reformista”, o PSTU concorre sozinho ou não vai às urnas em outubro. Nesse caso, a Esquerda-Esquerda seria apenas psolistas com o PCB.

A TÁTICA É OUTRA

Observadores não têm dúvida: os partidos minúsculos, que se reúnem em torno da dobradinha SDD/PSC, com o Pastor Jáder de candidato à prefeito, embora não estejam fazendo pré-campanha nas ruas, se movimentam. E muito.

ACOMODAÇÃO QUE…

Grupo governista não teria desistido da cada vez mais improvável execução da ideia inicial. Que era reunir, em torno de Fabiano Pereira (PSB), aliança tão ampla que permitisse “fazer” até três chapas à Câmara.

…JÁ NÃO É TÃO FÁCIL

A saída de PP e DEM, sobretudo, mas também do PDT, frustrou o propósito dos estrategistas do então chapão liderado por PSB e PMDB. Mas remanesce quem sonhe com outras oito siglas aliadas, o que permitiria as três chapas.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo