Claudemir PereiraJornalismo

SALA DE DEBATE. Mudanças (ainda nebulosas) no Ensino Médio. Melhora ou piora? Ah, e a segurança?

Alfran, Elizabeth, Eni e João Marcos: as mudanças, em princípio, foram bem recebidas (montagem sobre fotos de Gabriel Cervi Prado)
Alfran, Elizabeth, Eni e João Marcos: as mudanças, em princípio, foram bem recebidas (montagem sobre fotos de Gabriel Cervi Prado)

Um tempo bastante razoável (e muito mais que em qualquer outro veículo de comunicação) foi dispendido no Sala de Debate de hoje, na Rádio Antena 1, entre meio dia e 1 e meia, para discutir as mudanças no Ensino Médio. Elas devem vigorar já no próximo ano e, até por isso, chegam ao Congresso amanhã na forma de Medida Provisória.

Esse foi o tema predominante (A favor? Contra? Muita ou pouca discussão? Efeitos) para os convidados. Alfran Caputi, Elizabeth Copetti, Eni Celidonio e João Marcos Adede Y Castro, com a mediação desse editor, cada qual com sua experiência, tratou do assunto. Que, inclusive, foi objeto de dúvidas (e preocupações) de ouvintes.

Ah, e também se tratou, para não perder o costume, da questão da segurança pública, notadamente a prioridade anunciada pelo novo secretário de Segurança do Estado, Cezar Schirmer, para a questão prisional.

PARA OUVIR O “SALA” DE HOJE, BLOCO POR BLOCO, CLIQUE NOS LINQUES ABAIXO!

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. E o fundamental vai bem?

    Quem aporta no Médio tem aptidão e condições educacionais mínimas comprovadas para continuar seguindo no Médio?

  2. Falaram até no Howard Gardner. Só que foi um debate-ficção, passaram o programa discutindo algo que ainda não aconteceu e deixaram de falar sobre outras coisas. Resumo: perda de tempo.
    Segurança pública. RBS fazendo lobby televisivo para o exército tomar as ruas. Pensam no Rio de Janeiro.
    Bueno, problema é que no RJ utilizam os fuzileiros navais (que é profissional), polícia do exército e a brigada paraquedista. Os pés-de-pomba, além de serem elite, têm um batalhão (acho que é o 26º) que é 100% núcleo-base. Ou seja, engajados, semi-profissionais.
    Aqui no sul as características são diferentes. Uns 90% da tropa foi incorporada este ano (janeiro ou fevereiro) para prestar o serviço militar obrigatório. É gurizada de 19 anos que não recebeu treinamento para policiamento ostensivo. Mais, a maioria estaria equipada com o FAL ou o imbel A2 (não sei como anda isto). Um tiro de fuzil faz estrago num monte de gente. Pior, existe a possibilidade de tentarem tomar armas dos soldados.
    Existem pelotões de polícia do exército e também o 3° Batalhão de Polícia do Exército em POA. Mas de qualquer forma a conclusão é a mesma: muita calma nesta hora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo