Câmara de VereadoresEleições 2016Santa Maria

CÂMARA. Renovação, sim, mas nem tanto. E houve algumas surpresas importantes e uma certa ‘injustiça’

A grande surpresa foi mesmo o médico Francisco Harrison. Eleito pelo PMDB, ele onquistou 2.167 votos e derrotou grandões do partido
A grande surpresa foi mesmo o médico Francisco Harrison. Eleito pelo PMDB, ele onquistou 2.167 votos e derrotou grandões do partido

COM CORREÇÃO E ACRÉSCIMO, ÀS 19H

Nunca se saberá quem e quantos teriam obtido a eleição, se concorressem. Contando apenas vereadores no exercício do mandato (excluindo os que ficaram pelo caminho, inclusive por cassação), dos 21 ocupantes atuais de cadeiras na Câmara, seis não concorreram à reeleição. E todos eles com expressivas votações, quando se apresentaram ao eleitorado.

Dos 14 outros, somente cinco não obtiveram um novo mandato, embora suas votações expressivas. Os peemedebistas João Kaus, Cezar Gehm e Isaias Romero. o tucano (que havia sido eleito pelo DEM), Tavores Fernandes e Anita Costa Beber, do PR. Todos os demais alcançaram êxito. Um deles, inclusive, Luciano Zanini Guerra, obteve a reeleição como o campeão de votos desse pleito – AQUI, a relação completa dos eleitos, dos primeiros suplentes e as respectivas votações.

Diferentemente de outros pleitos, porém, salvo exceções localizadas, poucos são os casos a lamentar de votações que, embora individualmente expressivas, não obtiveram a eleição por conta do desempenho ruim ou inferior da sigla ou da aliança. O caso mais notável, por certo, é o de Rogério Ferraz. Ele já fora suplente, quando no PT. Agora, no PDT, ficou outra vez fora da nominata, pois a sigla elegeu apenas um edil. Ele, porém, não tem como se queixar. Fez 1.940 votos e estaria eleito em quaisquer das outras coligações.

Alexandre Vargas, com o apoio da Igreja Universal, também surpreendeu
Alexandre Vargas, com o apoio da Igreja Universal, também surpreendeu

Já os outros que poderiam reclamar, mas só venceriam, mesmo, a última eleita (em número de votos), Marta Zanela, do PMDB (que fez 1.404), outros três suplentes: a Pastora Lorena (PSDB), com 1.663 votos, Alex Monaiar (PT), com 1.562 votos, e Anita Costa Beber (PR), com 1.523 votos

AS NOVIDADES – Mas, e quem logrou novo mandato? Os reeleitos foram Admar Pozzobom (PSDB), Coronel Vargas (PSDB), Manoel Badke (DEM), Pr. João Chaves (PSDB), Marta Zanella (PMDB), Dra. Deili (PTB), Dr. Ovidio (PTB), Jorjão (Rede), Luciano Guerra (PT) e Daniel Diniz (PT).

E os 11 outros? Um é veterano. Marion Mortari, cassado pela Justiça mas habilitado a concorrer, volta ao Legislativo, pelo PSD, com expressive desempenho. Foi o mais votado na aliança com o PMDB. Todos os demais são calouros. Mas, convenhamos, nos bastidores dos partidos, todos apostavam na possibilidade de eleição de Juba (PSDB), Vanderlei Araújo e Cida Brizola (ambos do PP), Valdir Oliveira e Professora Celita (do PT), Adelar Vargas (PMDB), Luci Tia da Moto (PDT) e Alemão do Gás (PSB). Fosse porque tinham atividades visíveis ou, no caso de boa parte deles, já foram candidatos antes.

Assim, as grandes novidades foram, meeesmo, o médico peemedebista Francisco Harrisson (de quem ninguém falava, exceto a lembrança, feita certa vez, ao editor, pelo jovem peemedebista Ricardo Bassi) e o servidor municipal Alexandre Pinzon Vargas, do PRB, um dos vários partidos que sustentaram a candidatura do Pastor Jáder (SD).

O que os fez ser eleitos? O primeiro, consta, por seu trabalho profissional (segundo um colega dele, com quem o editor falou). O segundo pelo apoio decidido da Igreja Universal. Mas eles não conseguiriam eleição apenas com isso. Então, o que foi? Saberemos tão logo sejam empossados, em 1º de janeiro.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Faltou confrontar o resultado da urna com as previsões feitas noutro post.

    NOTA DO SITE: o leitor tem razão. Inclusive porque o editor não esteve longe do resultado final. A quinta vaga do bloco petista foi para o bloco fabianista. No demais, a previsão esteva certa. Para conferir, aqui vai o linque: https://claudemirpereira.com.br/2016/09/campanha-superdisputada-briga-pelas-21-vagas-na-camara-previsao-tres-grupos-concentrarao-os-eleitos/

  2. Marion Mortari ex-futuro-prefeito dos Pains.
    Primeiro de janeiro já é para sair queimando pneu. Tanto na CV quanto na prefeitura. Não existe mais 100 dias de trégua.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo