CampanhaEleições 2016Pesquisa

PESQUISAS. Registradas, talvez feitas, não divulgadas

selo-eleicoesDuas pesquisas foram registradas no Tribunal Superior Eleitoral e seriam realizadas entre sábado e hoje, uma, e ontem e hoje, outra. Uma pelo Instituto Veritás (AQUI), de Minas Gerais, outra pelo Instituto Studio (AQUI), do Rio Grande do Sul.

Até onde o editor pode apurar, nenhuma delas chegou a ser realizada efetivamente. Provavelmente, é a dedução mais lógica, porque as duas organizações não conseguiram vender o seu trabalho, seja para partido, empresa ou veículo de comunicação. Quase certamente por conta do preço: R$ 32 mil num caso, R$ 15 mil no outro.

E, atenção: se ambas foram feitas, não significam que sejam divulgadas. Dependerá do interesse do contratante. O fato é que, tanto no site do Veritás (AQUI), quanto no do Studio (AQUI), não há qualquer sinal de resultado dos levantamentos registrados no TSE.

Resumo da ópera, e para que entendamos bem: as duas pesquisas foram registradas. Não necessariamente foram produzidas. E, se foram, certamente não foram divulgadas. Pelo menos por enquanto. Se isso acontecer, no entanto, o contratante terá que ser informado, bem como disponibilizados todos os dados técnicos, além dos critérios técnicos utilizados.

O resto… é o resto.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

3 Comentários

  1. Se sou um instituto de pesquisa posso registrar uma pesquisa, realizar a pesquisa e não divulgar. Como o custo é menor do que o valor cobrado normalmente e a mesma é feita com recursos próprios, dá para abater impostos. Ou não dá?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo