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UMA LUZ NO… A exemplo da Travessia, Faixa Velha começa a tomar forma. ERS 509 já está 40% pronta

Viaduto da Faixa Velha com a Osvaldo Cruz está orçado em R$ 2,6 milhões. Contrato para a construção foi assinado em abril deste ano
Viaduto da Faixa Velha com a Osvaldo Cruz está orçado em R$ 2,6 milhões. Contrato para a construção foi assinado em abril deste ano

Talvez possamos estar enxergando uma luz no fim do túnel, no que toca às obras de infraestrutura urbano-rodoviárias em andamento na cidade. Afinal, como você leu no final de semana, em reprodução de material do jornal A Razão (AQUI), não obstante todos os percalços, quase um terço da Travessia Urbana já está concluído. É obra de R$ 300 milhões.

De outro lado, uma longeva reivindicação local também toma forma. No caso a ERS 509, a conhecida Faixa Velha para Camobi. Os detalhes, mais uma vez, estão em A Razão, como você pode conferir a seguir, em reportagem com foto de Deivid Dutra. Acompanhe:

Duplicação ERS-509 está 40% executada

Uma das obras mais importantes de Santa Maria é a duplicação da ERS-509 (Faixa Velha de Camobi). Segundo o Departamento Autônomo de Estrada de Rodagem (DAER), as obras seguem em ritmo norma, dentro do cronograma previsto, e com 40% dos serviços executados.

Após o termino da obra, a expectativa é de melhoria significativa nos acessos em Santa Maria, principalmente para que utiliza a rodovia no sentido Centro-Bairro. Com a conclusão, os congestionamentos devem diminuir e, assim, reduzir o tempo que se leva hoje para acessar o bairro. A duplicação também deve melhorar a segurança dos motoristas que trafegam na via.

A previsão de conclusão da obra é final de 2017. Conforme o Departamento, as ações desenvolvidas no momento são de terraplanagem, obras de artes e de pavimentação nos 4,3 quilômetros de extensão da duplicação.

Viaduto
Já no viaduto da Avenida Osvaldo Cruz, o DAER afirma que onde foram realizadas as fundações, no momento está na fase de pilares e, após, será lançada a superestrutura.

Segundo o DAER, o viaduto terá 58 metros de comprimento. A estrutura comportará 14 vigas pré-moldadas em concreto protendido. Essa tecnologia utiliza cabos de aço e macacos especiais para introduzir esforços de compressão no concreto. Cada viga será comprimida com 680 toneladas distribuídas em 4 cabos de aço de alta resistência.

O contrato para a construção do viaduto foi assinado em 16 de abril de 2016 e o prazo de execução é de um ano. O valor orçado é de R$ 2,6 milhões.

Viaduto do Castelinho está 52% concluído
Outra grande obra de mobilidade urbana em Santa Maria é a Travessia Urbana, que visa desafogar o trânsito nas BRs 158 e 287. Conforme o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), as obras estão com 30% dos serviços executados. Ao longo dos 14,5 de extensão da obra, já é possível verificar a construção deles, especialmente o viaduto do Trevo do Castelinho, que já chegou a 52% da conclusão.

Outro viaduto que se destaca na obra é o da Rodoviária que, segundo o DNIT, está 34% concluído. Já a passagem inferior no bairro Patronato tem 67% da construção feita. Enquanto isso, o viaduto da Tancredo Neves está com 15% e o da Uglione está em fase inicial com a ampliação dos ramos de acesso.”

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

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Um Comentário

  1. Faixa velha é aquela que “podia ficar pronta num ano” e tinha uma “comissão de acompanhamento”?
    Viaduto do Castelinho é aquele que vai transferir o engarrafamento da faixa velha para o trevo do Icaro Medonho, monumento ao senso estético santamariense?

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