PESQUISA. Datafolha põe Lula na frente em qualquer cenário, no 1º turno. No 2º, só perderia para Marina
No jornal SUL21, com informações da REVISTA FÓRUM e foto de Heinrich Aikawa/Divulgação
De acordo com a pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda-feira (12), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cresceu nas simulações de primeiro turno das eleições de 2018 para a Presidência da República em relação ao mesmo levantamento, feito no mês de julho.
Ele aparece na liderança em todos os cenários durante a primeira etapa da disputa. Contra Aécio Neves (PSDB), o petista tem 25% das intenções de voto, e o tucano, 11%. Contra Geraldo Alckmin (PSDB), ele apresenta 26% da preferência, e o governador de São Paulo, 8%. Contra José Serra (PSDB), Lula responde por 25% do eleitorado, enquanto seu oponente tem 9% do total.
No segundo turno, Lula também venceria em todas as simulações, com exceção da disputa com Marina Silva, uma vez que a ex-senadora tem 43% e o petista, 34%. Sobre os rivais tucanos, ela abre larga vantagem, de pelo menos 20 pontos percentuais. Os três potenciais candidatos do PSDB não ganhariam em nenhum dos cenários analisados pelo Datafolha.
O instituto também aponta que o presidente Michel Temer passou a ocupar o primeiro lugar no ranking de rejeição para o primeiro turno das próximas eleições. O percentual de entrevistados que não votaria em Temer passou de 29%, em julho, para 45%.
A pesquisa foi realizada nos dias 7 e 8 de dezembro com 2.828 pessoas de 16 anos ou mais. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais e para menos, e o nível de confiança atinge 95%.”
PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
Isso é triste porque só mostra o quão baixo é o nível de consciência desses.
Aliás, o dito tem os presumíveis votos porque aprendeu com os coronéis nordestinos, comportando-se como o dono da “Casa Grande”, como conquistar uma massa de beija-mãos por 89,00 por mês, independente dos atos ilegais que faça.
Mas não é um neoliberal? Interessante.
Alguns problemas. Primeiro as pesquisas. Não são lá muito confiáveis. Depois o momento. Quais destes aí estarão soltos e elegíveis em 2018?
Lula continua com a maior rejeição. Passou de 46% para 44%, empate técnico com Temer. A peça publicitária acima menciona isto? Não.
http://datafolha.folha.uol.com.br/eleicoes/2016/12/1840614-lula-amplia-vantagem-no-1-turno-mas-perderia-disputa-direta-contra-marina.shtml
Não deve estar fácil a perspectiva da elite. A Casa Grande não convence mais. A elite pensa que Democracia é uma mera escolha de seus pares. Foi-se essa época.