Meio AmbientePrefeitura

CIDADE. Coleta conteinerizada de lixo tem quase 550 equipamentos. Todos novos e com maior capacidade

Por ANA BITTENCOURT, com foto de Arquivo, da Assessoria de Imprensa da Prefeitura 

Os novos contêineres, todos na cor cinza, são numerados e mais resistentes

Desde setembro do ano passado, a partir de licitação, a coleta de lixo domiciliar em Santa Maria recebeu o reforço de 150 novos contêineres, dispostos prioritariamente na área central da cidade. Com isso, a coleta de resíduos sólidos domiciliares atualmente conta com 546 coletores na rua, com 3,2 m3 de espaço para armazenamento cada – capacidade 30% maior que os contêineres antigos, recentemente substituídos. Dos 650 contêineres disponibilizados pela Cone Sul Soluções Ambientais em contrato, 86 estão armazenados no pátio da empresa, servindo para substituição em caso de necessidade.

O serviço prestado pela empresa de Santa Cruz do Sul conta com novos recipientes mais resistentes e modernos. A cor dos equipamentos também mudou. O verde foi substituído pelo cinza e cada unidade recebeu adesivos com a frase “Lixo Zero – Bom Para o Meio Ambiente, Melhor Ainda Para Você”. Cada contêiner está disposto a uma distância de 100 metros um do outro.

Ao firmar contrato com a nova empresa prestadora do serviço, a Secretaria de Município de Meio Ambiente solicitou a ampliação da área dos contêineres, a partir do remanejo dos coletores para regiões com maior incidência de resíduos sólidos domiciliares. “Ruas como Acampamento, Floriano Peixoto, Euclides da Cunha, General Neto e adjacências, além de avenidas de grande fluxo como Fernando Ferrari e Presidente Vargas receberam reforço no número de contêineres”, explica o secretário titular da pasta, André Domingues.

Para este remanejo, seis contêineres instalados em locais com pouca demanda de resíduos sólidos foram retirados. “Um coletor da Avenida Borges de Medeiros, uma unidade da Rua Quintino Bocaiúva e quatro da Rua Ernesto Becker, entre Borges e Visconde de Pelotas, foram deslocados para outra região. Nestes pontos a coleta voltou a ser realizada de forma convencional”, comenta o secretário.

Equipamentos mais modernos e qualificação do serviço

De acordo com o engenheiro ambiental e gerente da unidade da Cone Sul em Santa Maria, Daniel Stoelben, os contêineres oferecidos pela empresa apresentam tecnologia diferenciada. “Cada unidade possui um chip para rastreamento. Este dispositivo serve para podermos monitorar o serviço de coleta e limpeza do contêiner em tempo real. Do caminhão, quando o operador recolhe o lixo de um contêiner, a informação é enviada diretamente para a empresa. Da mesma forma, avarias e ações de vandalismo também podem ser registradas com agilidade”, explica.

A qualificação do serviço ainda passa pelo envio de relatórios mensais, elaborados pela empresa, para a Secretaria de Meio Ambiente. O documento atualiza a pasta sobre a localização de cada contêiner, citando o número da unidade, o nome da rua e ainda o espaço onde o equipamento está instalado, se no passeio público (P) ou na via (R).

CLIQUE AQUI PARA SABER ONDE ESTÃO TODOS OS ATUAIS 546 CONTÊINERES

Limpeza dos contêineres é realizada com freqüência semanal

Uma vez por semana os contêineres recebem lavagem interna e externa. Divididos em duas equipes, os funcionários da Cone Sul atuam nos quatro setores definidos pela empresa. Os equipamentos de dois setores são limpos pela manhã, entre 6h e 14h, e outros dois setores são visitados à noite, entre 19h e 3h. Além disso, diariamente um funcionário percorre a zona mapeada de coleta para recolher lixo que, durante a madrugada, é depositado ao redor do contêiner ou retirado de seu interior e descartado na rua.

A manutenção dos equipamentos também é constante. Duas equipes são responsáveis por, uma vez ao mês, verificar e substituir peças, borrachas, pedais e outros itens. “Também estamos atentos a todas as formas de vandalismo, que infelizmente continuam acontecendo. Desde que começamos a atuar em Santa Maria, 18 unidades já foram substituídas, nove contêineres tiveram seu interior queimado e outros nove foram danificados com batidas e amassados”, afirma Stoelben…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Aguardamos, senhor prefeito, com muita expectativa, uma solução realista e definitiva para o lixo seco.

    Nessa época se vê esse problema exponenciado. As ruas se enchem de sofás, poltronas, mesas, armários, cadeiras, da rica turma de ex-estudantes que vai embora. Que pessoal “simpático” e “comprometido” em fazer a coisa certa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo