Santa MariaTragédia

KISS, 4 ANOS. Depoimentos avaliam período após o incêndio. O papel da mídia também está em discussão

Por FRITZ R. NUNES (com IVAN LAUTERT e RAFAEL BALBUENO), da Assessoria da Sedufsm

Nesta sexta, 27 de janeiro, a tragédia da boate Kiss completa quatro anos. Foram 242 vidas perdidas e mais de 600 feridos no incêndio causado por irresponsabilidade dos proprietários da casa noturna, dos músicos da banda que usaram artefato pirotécnico inapropriado ao local, somados à deficiente fiscalização por parte dos órgãos públicos. Ao longo desses quatro anos, o processo se arrastou e, até o momento, ninguém está definitivamente condenado ou preso. Enquanto isso, quatro dos pais que perderam filhos na tragédia estão sendo processados pelo Ministério Público por calúnia e difamação.

Como forma de marcar a data, a assessoria de imprensa da Sedufsm produziu um material audiovisual, um minidocumentário (assista ao final desta matéria), através do qual ouviu os depoimentos de dois pais, justamente os que estão à frente da Associação de Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia (AVTSM), Sérgio Silva e Flávio Silva; do atual delegado regional de Polícia, e um dos delegados do inquérito à época, Sandro Meinerz; e dos jornalistas Claudemir Pereira (de Santa Maria) e Carlos Wagner (ex-repórter de Zero Hora que participou da cobertura da tragédia).

Em aproximadamente 16 minutos de duração, o vídeo traz à tona, através dos depoimentos, questionamentos à forma como foi conduzido todo o processo, especialmente no que se refere ao papel do Ministério Público, Prefeitura de Santa Maria e Corpo de Bombeiros. Tanto Sérgio quanto Flávio desabafam que, para além da perda física dos filhos, sentem a “frustração” pela forma como as autoridades encaminharam a questão e defendem que esses órgãos que fazem parte do Estado e que deveriam defender os cidadãos, precisam ser modificados para efetivamente atender as expectativas da sociedade.

Inquérito policial

Na entrevista que consta do audiovisual, o delegado Sandro Meinerz destaca a importância do trabalho realizado, num curto espaço de tempo, considerado o maior inquérito criminal da história de Santa Maria. Ele ressalta em seu depoimento que a investigação não poderia deixar de apontar todos aqueles que contribuíram de alguma forma para que a tragédia ocorresse, sejam agentes públicos ou privados. Meinerz discorda da decisão do MP de limitar o processo basicamente à responsabilização dos proprietários e dos músicos.

O delegado disse textualmente que “é dever dos órgãos que trabalham nesse trabalho de persecução penal, (…) de busca de justiça, de colocar lá (no processo penal) todas as pessoas que têm que responder (…) ou seja, coloca as pessoas no processo e elas têm o direito e o espaço necessário para provarem, então, que não têm responsabilidade. Agora, não colocá-las no processo é automaticamente impedir a possibilidade de provar que elas têm envolvimento com o fato…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

NO VÍDEO DE 16 MIN, TODOS OS DEPOIMENTOS DOS OUVIDOS PELA SEDUFSM:

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo