PolíticaPrefeitura

PRIMEIRO DIA. Pozzobom quer começar este mês o processo de desapropriação do prédio que era da Kiss

Entre as atividades do primeiro dia de gestão, foi instalado o Gabinete de Governança da Saúde, secretaria que Pozzobom acumula

Por JOYCE NORONHA (texto) e RONI RIET (foto/Divulgação), no jornal A Razão

O primeiro dia de Jorge Pozzobom (PSDB) como prefeito foi agitado. O recém-empossado chefe do Executivo assinou, nesta segunda-feira (2), decreto e criou dois núcleos: o de Gestão Estratégica de Avaliação e Qualificação da Despesa Pública e o de Acolhimento. Este último, Pozzobom explica que será um canal de comunicação entre a prefeitura, familiares de vítimas da Boate Kiss e as associações e ONGS criadas após a tragédia. “Minha gestão não será omissa a Kiss. Vamos entrar em contato com os familiares para planejarmos uma linda homenagem para o dia 27 de janeiro, quando completa quatro anos do incêndio”, comentou o prefeito.

Além disso, Pozzobom diz que quer começar ainda neste mês todo o processo para desapropriação do prédio onde funcionava a boate. O tucano pontua que não será um processo simples, mas ele acredita ser o correto a fazer. A empresa que é proprietária do terreno comentou, no ano passado, que tem interesse em construir um hotel no local.

O Núcleo de Acolhimento tem a secretaria de Educação, Lúcia Madruga, como coordenadora e conta ainda com os secretários de Cultura, Esporte e Lazer, Marta Zanella, e de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Ewerton Falk.

GESTÃO ESTRATÉGICA

Já o Núcleo de Gestão Estratégica de Avaliação e Qualificação da Despesa Pública determina às secretarias, órgãos e entidades da Administração a adoção de medidas de racionalização administrativa, contenção de despesas e contingenciamento orçamentário. O grupo será coordenado pelo secretário de Finanças, Jean-Pier Esquia, e será composto pelo chefe da Casa Civil e também secretário de Gestão e Modernização Administrativa, Guilherme Cortez, e pelo Controlador Geral do Município, Alexandre Lima.

CORSAN

Sobre o contrato com a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), Pozzobom disse que quer chamar a equipe formada na última gestão para conversar. “Não quero esperar seis meses para renovar o contrato, para resolver esta situação”, garantiu o prefeito.

SAÚDE

Pozzobom ainda foi à Secretaria de Saúde para receber o cargo de titular da pasta da antiga secretária, Vânia Olivo. Ele também instalou o Gabinete de Governança da Saúde.

30 DIAS

O prefeito ainda comentou que deu um prazo de 30 dias para iniciar alguns processos ou conseguir informações de como dar andamento a alguns projetos, como o Bus Rapid Transit (BRT) e para resolver a situação da espera na Saúde.

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

4 Comentários

  1. Obs. Se o prefeito não quer se omitir que aponte TODOS os culpados e não somente uma parcela isto seria não ser omisso .

  2. Sou pai de 2 meninas que foram vítimas do descaso do setor público , tragédia não será a primeira nem a última em nosso país infelizmente, e concordo plenamente com o sr. Jorge do que me adianta um memorial ainda mais com um custo imensurável pq será absurdo o valor , acredito que seria muito melhor investir em segurança pública ou educação o que passou não voltará ficará sempre o amor é a saudade as lembranças boas das minhas filhas ,memorial concreto para ter um lugar para sofrer mais me desculpem mas já tenho o cemitério apenas a minha opinião , abraços

  3. Complementando….

    Prefeito, soluções simples (como a que sugeri) podem atender a necessidade de todos, serem justas e até muito baratas (no caso, fato positivo para a sociedade). É um ótimo caminho.

    Os envolvidos com a tragédia querem um memorial. Quanto a isso, nada contra. Mas a desapropriação para o memorial não é condição sine qua non.

    Os envolvidos podem muito bem entender que a desapropriação não tem razão pela questão financeira e de tempo jurídico e aceitarem de boa paz o memorial em outro local.

    Faça um merecido memorial em um local decente com custos razoáveis e ele não só será implantado muito mais rápido como não vai torrar recursos públicos (da sociedade) com tantas outras necessidades sociais mais importantes nesse momento a cuidar. Pense nisso.

  4. Sentiram saudades? Será por pouco tempo, logo desaparecerei para completar as férias. Mas não se esqueça, editor, daquela sua entrevista daqui algumas semanas que vai cobrar do prefeito uma planilha atualizada das maiores despesas públicas com pagamentos atrasados, ok?

    Prefeito, cortar e contingenciar despesas é o certo, mas significa também deixar o populismo barato de lado porque fica caro.

    A desapropriação não só vai custar caro como vai demorar de ser concluída por causa dos longos trâmites legais, talvez só se encaminharia depois de mais três governos se passarem. O senhor não ganharia nada com isso, deixaria uma “batata quente” para os seguintes.

    A desapropriação vai ser ruim para a sociedade que vai ter de pagar essa alta conta e injusta até com o dono do local, que não tem nada a ver com a coisa.

    Aja coerentemente. Se diz que vai cortar despesas, tome atitudes sensatas, não complique.

    Prefeito, uma dica. A prefeitura tem espaços. Se poderia criar um memorial neles, e não precisa ser uma “Copa do Mundo”. Se é para contentar uma parcela mínima da sociedade, pense, dê-se conta, fica muito mais em conta financeiramente usar um local já de posse da prefeitura para essa “homenagem”. Quando esquecerem, fecha-se, não se fica com um elefante branco caro que ninguém vai querer. No MASM, por exemplo, pode-se alocar um espaço para esse memorial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo