PrefeituraSanta MariaSaúde

SAÚDE. Vereador denuncia situação de Unidade no Bairro T. Neves. E usuária reclama de UBS da Lorenzi

Unidade Básica de Saúde Oneyde Carvalho fica na Vila Lorenzi e ela está sem médico pediatra, conforme denúncia de usuária

De um lado, a manifestação do vereador Luciano Zanini Guerra, do PT oposicionista, acerca de reclamações de moradores da região oeste, que estariam insafisfeitos com o atendimento em Unidade de Saúde no Bairro Tancredo Neves. E também, denúncias envolvendo o Pronto Atendimento Municipal Miguel Schneider, no Patronato (para saber mais, acesse o linque lá no final desta nota).

De outro, a inexistência de pediatra numa outra unidade básica de saúde. Este caso, com a palavra também da Prefeitura, você confere em material originalmente publicado no jornal A Razão. O texto é de Raul Pujol, com foto de Ronald Mendes (Especial). A seguir:

UBS está sem pediatra – Unidade Básica de Saúde Oneyde Carvalho tinha apenas um profissional, que se aposentou

A Unidade Básica de Saúde (EACS) Oneyde de Carvalho, localizada na Vila Lorenzi, região Sul de Santa Maria, está sem pediatra. O único profissional que trabalhava no local se aposentou. Ontem pela manhã, a jornalista Adriana Garcia se deslocou ao local com sua filha de 2 anos para tentar uma consulta de rotina, porém se surpreendeu com a notícia.
“A atendente me informou que não havia mais pediatra, que ele estava se aposentando. Antes, tentei ligar para marcar consulta, mas ninguém atendeu os telefonemas. Ainda bem que não era um caso grave, senão teria que correr para outro local com a minha filha”, disse indignada a moradora do bairro. “O que mais me revolta é que quem não tem condições de pagar um médico particular tem que procurar um outro local, bem mais distante, para tentar ser atendido”, complementou.

De acordo com a superintendente da atenção básica do Município, Maria Susana Lopes, a UBS Oneyde Carvalho conta com um médico de família, entre outros profissionais, que atende gestantes, crianças e adultos, e poderia ter realizado a consulta.

“Oferecemos o atendimento desse médico que é preparado para fazer este tipo de atendimento, mas ela não recursou”, explicou.
Ainda segundo Maria, quando é feito o agendamento de consulta, o paciente tem que passar pelo processo de acolhimento, procedimento que é realizado por uma enfermeira. “Essa profissional avalia se o paciente realmente precisa de um atendimento médico”, ressalta.

Segundo a superintendente, o município estuda abrir concurso para vagas na saúde, mas não tem data definida. “O pediatra é um profissional que está em falta, cada vez menos conseguimos trazer eles para a saúde pública”, afirma.”

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

CLIQUE AQUI PARA CONFERIR O MATERIAL DO VEREADOR LUCIANO GUERRA

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. ” Encolher para melhor Atender”

    A falta de pediatras realmente é grave e recorrente! Mas no passado recente a criação do Centro Materno Infantil( Lembra meu amigo Ogair Franca Da Silva foi uma iniciativa vitoriosa e resolutiva. É hora de pensar nesta alternativa; reunir os poucos especialistas que tem em um só local e direcionar para melhor atender!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo