Transporte

TRANSPORTES. Secretaria de Mobilidade Urbana assume assento no Conselho Municipal de Transportes

Por ANA BITTENCOURT, da Prefeitura de Santa Maria

Além da Mobilidade Urbana, a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos também representa a Prefeitura junto ao conselho. Foto Roni Riet / Prefeitura de SM

O Conselho Municipal de Transportes (CMT) realizou a primeira reunião de trabalho do ano na manhã desta segunda-feira (13), na sede da Associação dos Transportadores Urbanos de Santa Maria (ATU). Na pauta, a apresentação do calendário de reuniões até o final do ano. De acordo com o cronograma proposto, serão realizados encontros mensais, no total de dez até dezembro.

Na ocasião, a secretária de Mobilidade Urbana, Sandra Rebelato, assumiu assento como titular do CMT, defendendo o protagonismo da pasta em todas as decisões que passam pelas discussões do conselho. “Nossa proposta é trabalharmos juntos e de forma efetiva, para que Santa Maria tenha êxito na prestação do serviço de transporte público”, destacou.

Ainda na intenção de promover melhorias no transporte público, Sandra Rebelato apresentou ao CMT a decisão de reestudar o Plano Diretor de Mobilidade Urbana (PDMU), aprovado em 2015, pela Câmara de Vereadores, por unanimidade. O estudo foi elaborado pelo consórcio de empresas Idom Ingeniería Y Sistemas, da Espanha, com o intuito de responder aos problemas de mobilidade urbana em Santa Maria. O documento apresenta estudos e instrumentos para minimizar os problemas viários e qualificar o trânsito e o transporte público.

“Queremos resgatar este estudo já realizado. Por isso, a partir de março vamos instituir uma comissão para estudar este documento, buscando apoio técnico e, se possível, integrando os usuários do transporte público nas discussões. Depois vamos elaborar nossas conclusões e disseminar os resultados juntos a este conselho”, explicou a titular da pasta.

Saiba mais – O Conselho Municipal de Transporte (CMT) foi instituído pela Lei Municipal nº 3683/1993 com a finalidade de apreciar os assuntos referentes ao transporte urbano e interdistrital, transporte escolar, transporte seletivo e automóvel de aluguel em Santa Maria. O conselho é composto por 15 membros, sendo que a Administração Municipal está representada pela Secretaria de Mobilidade Urbana (titulares: Sandra Rebelato e Silvio Silveira Souza e suplentes: Marcelo Fontinelle Rosses e Monica Lang Ribeiro) e Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (titular: Paulo Roberto de Almeida Rosa e suplente: Eduardo Leitão Crisóstomo).

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo