Destaque

O LISTÃO. Fachin manda investigar nove ministros de Temer, senadores e deputados. São CINCO gaúchos!

Mais de 80 inquéritos abertos a mando de Fachin (foto). Aécio Neves, Romero Jucá e Renan Calheiros são os campeões de citações

O ministro Eliseu Padilha, do PMDB,  abre a lista de gaúchos que serão investigados pelo Ministério Público Federal, por conta das delações da Odebrecht. Mas ele não está sozinho. Há outros oito ministros de Temer, um punhado de senadores e outro tanto de deputados federais, além de governadores. Mas Padiha não é o único abaixo do Mampituba que será alvo de inquérito, conforme decisão do ministro do Supremo Edso Fachin.

Também estão na lista dos investigados, em inquéritos com base nas delações que, agora, não têm mais SIGILO, os deputados petistas Marco Maia e Maria do Rosário, a tucana Yeda Crusius e o demista Onyx Lorenzoni. Para saber mais, vale conferir o material publicado, com exclusividade, pelo portal d’O Estado de São Paulo, reportagem assinada por Bruno Pires, com foto de Nelson Júnior, do STF. A seguir:

A lista de Fachin

O ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a abertura de inquérito contra nove ministros do governo Temer, 29 senadores e 42 deputados federais, entre eles os presidentes das duas Casas –como mostram as 83 decisões do magistrado do STF, obtidas com exclusividade pelo Estado. O grupo faz parte do total de 108 alvos dos 83 inquéritos que a Procuradoria-Geral da República (PGR) encaminhou ao Supremo Tribunal Federal (STF) com base nas delações dos 78 executivos e ex-executivos do Grupo Odebrecht, todos com foro privilegiado no STF. Os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, não aparecem nesse conjunto porque não possuem mais foro especial.

Estado teve acesso a despachos do ministro Fachin, assinados eletronicamente no dia 4 de abril.
Também serão investigados no Supremo um ministro do Tribunal de Contas da União, três governadores e 24 outros políticos e autoridades que, apesar de não terem foro no tribunal, estão relacionadas aos fatos narrados pelos colaboradores.

Os senadores Aécio Neves (MG), presidente do PSDB, e Romero Jucá (RR), presidente do PMDB, são os políticos com o maior número de inquéritos a serem abertos: 5, cada. O senador Renan Calheiros (PMDB-AL), ex-presidente do Senado, vem em seguida, com 4…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo