EconomiaInternetNegóciosTecnologia

SNIF. Portal Terra, um dos mais tradicionais do País, estaria perto do fim. Em vários países, ele fechou hoje

Por JÚLIA MERKER, no Baguete (*), com imagem de Reprodução

O Portal Terra vai encerrar suas operações em 8 países nesta sexta-feira, 30. Os endereços da empresa nos Estados Unidos, Peru, México, Chile, Colômbia, Argentina, Venezuela e Equador serão fechados nesta data.

De acordo com fontes do site mexicano Siete24, o Terra Brasil seguirá online após essa data, mas não se sabe por quanto tempo, porque no país existem diferentes linhas de negócios digitais além do portal.

Em um comunicado em espanhol, o Terra alerta os usuários do Terra Mail a realizarem backup de suas mensagens antes de sexta-feira, 30/06.

As áreas de negócios voltadas para PMEs (manutenção, hospedagem e desenvolvimento de sites) continuam a operar, mas não os portais.

O caminho de encerramento está sendo traçado há alguns anos. Em 2015, por exemplo, o Terra encerrou suas operações editoriais em Porto Alegre e fechou totalmente seus escritórios no Rio de Janeiro e em Brasília. A empresa passou a aumentar o foco da atuação na área de marketing, serviços digitais e mobile VAS.

Para esse segmento, a empresa manteve os escritórios de São Paulo, Miami e Cidade do México.

O Terra foi fundado em 1999, na Espanha, com um investimento da Telefónica e outros participantes. Em 2000, o site foi um dos 5 mais visitados no mundo. Depois, em 2005, a Telefónica assumiu o controle total do Terra.

No Brasil, a história do Terra está ligada ao Rio Grande do Sul. O portal nasceu nacionalmente a partir do portal gaúcho Zaz (ex-Nutecnet), comprado em 1999 pela Telefônica.

Por aqui, o início dos anos 2000 foi de muito sucesso para a companhia. O Terra foi o único provedor de internet a figurar na revista Exame Melhores e Maiores 2004 – pelo terceiro ano consecutivo. Também pela terceira vez seguida foi nomeado como o Provedor de Internet Mais Admirado do Brasil em pesquisa da Carta Capital/InterScience.

No mesmo ano, a companhia apareceu no 34º lugar no ranking da Revista Info Exame das 200 maiores empresas de tecnologia do País. Em 2003, foi a empresa de internet mais premiada do ano.

Hoje, o Terra está na 69ª posição entre os sites mais acessados do Brasil, segundo o Alexa.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

(*) O BAGUETE existe há 20 anos e é um dos principais portais de notícias especializados em Tecnologia da Informação

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Está aí um portal que enquanto tinha um bom nível editorial, “brigava” com o UOL. Aí venderam para a Telefónica, que mudou o segmento de mercado, popularizou-se ao extremo com muita pseudociência, esoterismo e notícias fúteis de celebridades, o layout virou uma zona e está aí o resultado. Particularmente, faz muito tempo que não o acesso para nada. Que descanse em paz. Esse não fará falta. O de outrora deixou saudades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo