UFSM. Confira, em vídeo, como foi definida, afinal, a formação da lista tríplice para a escolha do novo reitor
Por MAIQUEL ROSAURO (com foto de Victória Lopes/Divulgação), da Equipe do Site
Uma tradição foi quebrada na reunião dos conselhos superiores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) realizada em 11 de julho. Na ocasião, foi acertada a formação da lista tríplice a ser enviada ao Ministério da Educação (MEC) com os nomes dos três candidatos à reitoria. Em pleitos anteriores, os candidatos derrotados na consulta acadêmica costumavam retirar seus nomes.
Como noticiado na madrugada passada pelo site (CLIQUE AQUI), o fato causa preocupação ao atual reitor, Paulo Burmann, reeleito na consulta acadêmica. Existe a possibilidade do Ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM), nomear qualquer um dos três nomes da lista – completada por Dalvan Reinert e Helenise Antunes – para o cargo de reitor.
Mas como foi definida a formação da lista tríplice?
O site foi atrás da resposta e encontrou um vídeo com o encontro dos conselhos superiores.
Assista ao trecho que esclarece a polêmica:
A reunião é presidida por Burmann, que inicia formando a comissão de escrutínio dos votos dos conselheiros. Logo depois, o diretor do CCSH, Mauri Löbler, questiona quais nomes devem compor a lista junto ao nome do reitor eleito. Burmann, então, explica que o resultado indica a ordem de classificação da consulta. Porém, ele relata um histórico de manifestação dos candidatos.
É neste momento que candidata à reitoria, Helenise Antunes, solicita a inclusão de todos os candidatos na lista. Contudo, ela faz uma ressalva.
“De forma alguma, eu e a professora Laura (candidata a vice) iremos assumir em caso de indicação do MEC, que fique registrado nos autos dessa ata, pois acreditamos na democracia e na escolha dessa comunidade”, afirma Helenise.
O candidato Dalvan Reinert não participou da reunião dos conselhos superiores.
O vídeo completo da reunião dos conselhos da UFSM você assiste neste link http://farol.ufsm.br/videos/ver/KICXFX/.
“Sítio” está com falta de assunto. Ou estão com preguiça. Se porventura Brasília nomear alguém diferente de Burmann aí teremos um ato digno de nota. Derrotados no pleito retirar o nome da lista tríplice também não é algo centenário.