CidadaniaMulher

CIDADANIA. Edital da “ONU Mulheres” vai garantir troco a projetos que lutam pela igualdade de gênero

Edital procura por projetos lutam pela igualdade de gênero. Inscrições estão abertas até 25 deste mês. Saiba como participar, se quiser

Por BIANCA PEREIRA (com foto de Divulgação), da Equipe do Site

A ONU Mulheres, em parceria com o British Council, o Open Society Foundations e o Fundo ELAS, abriu inscrições para o edital Building Movements – Feminismos Contemporâneos, que irá destinar R$25.000 para 10 projetos selecionados, dando a eles 10 meses para a sua execução. O edital pode ser encontrado AQUI e as inscrições vão até 25 de agosto.

Podem participar grupos “que se dediquem democraticamente à promoção e a defesa dos direitos das mulheres e/ou aos direitos humanos com experiência de pelo menos um ano de atuação”. Estes grupos podem ser formais ou informais. Os que já possuem iniciativas e que necessitam de recursos complementares também podem fazer parte da seleção.

Formação feminista em comunicação e tecnologia, mobilidade e direito das mulheres à cidade, enfrentamento ao racismo e ao etnocentrismo e enfrentamento à precarização do trabalho são algumas das linhas de apoio que os projetos devem se encaixar. O edital tem abrangência nacional e o objetivo de apoiar financeiramente e fortalecer institucionalmente projetos de grupos e organizações de mulheres, com foco “na construção de movimento; formação política e ação feminista coletiva”. Os projetos devem promover o diálogo e gerar interação entre os diferentes movimentos feministas e de mulheres, além de promover a troca de experiências entre países da América Latina e o Reino Unido.

O Programa Building Movements – Feminismos Contemporâneos é mais que um edital; é o resultado dessa aliança entre ONU Mulheres, British Council, Open Society Foundations e Fundo ELAS. O programa teve como sua primeira atividade um encontro de mulheres da América Latina, chamado “Diálogo Mulheres em Movimento: Direitos e Novos Rumos”, que aconteceu no Rio de Janeiro de 25 a 28 de janeiro deste ano, e contou com a participação de organizações de mulheres negras, indígenas, LGBT, jovens, trabalhadoras domésticas, estudantes, blogueiras, ativistas e lideranças comunitárias. Os debates estão disponíveis neste LINQUE. O edital faz parte das estratégias apontadas pelas ativistas nesse encontro.

O FUNDO ELAS é uma organização independente que atua desde 2000 e é voltado exclusivamente para a promoção de direitos de mulheres no Brasil.

A instituição internacional sem fins lucrativos BRITISH COUNCIL tem sua sede do Reino Unido e está presente em mais de 100 países, buscando “estabelecer a troca de experiências e criar laços de confiança por meio do intercâmbio de conhecimento e de ideias entre pessoas ao redor do mundo.”

Criada em 2010 a ONU Mulheres é o “resultado de uma demanda histórica dos movimentos de mulheres: a de ter uma agencia nas Nações Unidas dedicada ao empoderamento das mulheres e à igualdade de gênero”.

Já a OPEN SOCIETY FOUNDATIONS foi criada em 1979 e financia internacionalmente pesquisas e programas que promovam os direitos humanos e o combate à corrupção.

Para mais informações, a assistente de coordenação, Rosane Barbosa, está a disposição através do e-mail [email protected].

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Onde está escrito Open Society leia-se húngaro, bacharel e mestre em filosofia pela London School of Economics sob orientação de Karl Popper, George Soros.
    O resto é o feminismo-indústria, o feminismo-burocracia, o feminismo-fake. As verdadeiras feministas são as que mostram como se faz, não ficam com mimimi. Maria Silvia no BNDES, Helena Rizzo chef aclamada no Mani, Karina Oliani médica escalando o Everest pela segunda vez.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo