Santa Maria

CIDADE. Fórum elenca prioridades para a Assistência Social. Destaque para a contratação de profissionais

Fórum foi realizado no Plenário da Câmara de Vereadores e reuniu diversas autoridades para o debate. Foto Jaiana Garcia

Por Jaiana Garcia / Assessora de imprensa do vereador Valdir Oliveira

Mais um passo na construção de uma política permanente de assistência social foi dado na manhã dessa sexta (29) com a realização do Fórum de Debates sobre a Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente, promovido pelo gabinete do vereador Valdir Oliveira e o Grupo de Apoio e Incentivo à Adoção (GAIA).

Deste segundo encontro – o primeiro foi realizado no mês passado – foram retiradas algumas diretrizes para Santa Maria. Todas as autoridades e o público presente deram sugestões do que precisa ser feito no município. Elas farão parte de um Manifesto Público que será encaminhado aos órgãos competentes na próxima semana.

Entre as prioridades está a previsão de recursos na Lei Orçamentária Anual (LOA) para a contratação de profissionais, por meio de concurso público, que atuem na rede de assistência social. Além disso, a reativação dos serviços dos Centros de Referência (CRAS e CREAS) e a construção de um Centro de Referência em Atendimento Infantojuvenil (CRAI), que atenderia os casos de violência sexual – hoje encaminhados para o HUSM – foram elencados.

A criação de um novo Conselho Tutelar, de um Disque Denúncia Municipal e a implantação do Programa Família Acolhedora também estão na lista de prioridades. A importância de ações de educação e conscientização ainda foram apontados como urgentes, bem como o fortalecimento das relações familiares, para que haja prevenção dos casos de violência e abandono.

Estiveram presentes no Fórum de Debates a juíza da Vara da Infância e Juventude, Maria Inês Miozzo, a delegada da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher, Débora Dias, a secretária de Saúde de Santa Maria, Liliane Mello, a coordenadora da Equipe de Matriciamento em Violência Sexual do Husm, enfermeira Vergínia Rossato, o representante dos conselheiros tutelares, Flávio Farias, a presidente do Conselho Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente, Rosane Janczura, e a representante do Fórum de Trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (Fortsuas), Bruna Pizarro.

O próximo encontro para tratar do tema da Rede de Proteção Infantojuvenil está marcado para o dia 24 de novembro.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo