Feisma 2017

FEISMA. Notícia da feira: região Oeste da cidade é cotada para receber um campus de Instituto Federal

Segundo a chefe de gabinete da Reitoria do IFFAR, Angela Marin, um dos objetivos na Feisma é se aproximar do público santa-mariense

Por MAIQUEL ROSAURO (texto e foto), da Equipe do Site

O Instituto Federal Farroupilha (IFFAR) possui onze campi e nenhum deles está localizado em Santa Maria. No município, há apenas a reitoria da instituição, localizada no bairro Camobi, próximo ao Atacadão. Sendo assim, por que o IFFAR possui um estande na Feisma?

De acordo com a chefe de gabinete da Reitoria do IFFAR, Angela Marin, a instituição tem dois objetivos na Multifeira de Santa Maria: divulgar os cursos oferecidos nos campi pelo Estado (nenhum com inscrições abertas no momento) e, o mais importante, buscar uma aproximação com o público santa-mariense que não conhece a instituição.

Hoje, o IFFAR tem cerca de 12 mil alunos (cerca de 1,2 mil por campus) e, em torno de, 1,5 mil servidores. Atualmente, a instituição está reelaborando seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), que pode indicar uma futura expansão da rede.

“Se houver expansão, temos interesse em abrir um campus em Santa Maria visto que há demanda no município. Um exemplo é a região Oeste, que possui cerca de 100 mil habitantes e não conta com educação pública e gratuita em cursos técnicos, integrados e subsequentes”, observa Angela.

A chefe de gabinete não citou a região Oeste por acaso. O site teve acesso ao atual PDI (AQUI) do IFFAR (em vigor de 2014 a 2018) e encontrou na página 37 um objetivo estratégico que deveria ter saído do papel entre 2015 e 2016: “Receber, de acordo com processo que tramita na Justiça Federal, a transferência patrimonial do Câmpus da ULBRA para instalação da Reitoria e implantar um Câmpus em Santa Maria”.

E uma curiosidade: Entre todos os Institutos Federais que fazem parte da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o IFFAR é, até o momento, o único que não possui um campus na mesma cidade onde se localiza sua Reitoria.

Também pesa a favor de um campus em Santa Maria o fato de o atual prédio da Reitoria estar defasado. O empreendimento foi concebido para comportar até 50 servidores, mas hoje conta com cerca de 120 funcionários.

Atual Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do Instituto Farroupilha já previa a instalação de um campus em Santa Maria

Municípios com campi do IFFAR:

Alegrete

Frederico Westphalen

Jaguari

Júlio de Castilhos

Panambi

Santa Rosa

Santo Augusto

Santo Ângelo

São Borja

São Vicente do Sul

Uruguaiana

PARA CONFERIR TODAS AS MATÉRIAS DA COBERTURA DA FEISMA 2017, CLIQUE AQUI .

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo