Coluna

A Kiss e dois trabalhos acadêmicos relevantes – por Luiz Roese

Confira dois trabalhos acadêmicos recentes que têm relação com a tragédia da Kiss

Passados quase cinco anos da tragédia da Boate Kiss, cada vez mais surgem trabalhos acadêmicos que têm relação com o caso ocorrido em Santa Maria. Dois deles, disponibilizados recentemente na Internet, merecem uma olhada. O primeiro é um trabalho de conclusão para o curso de especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas à Segurança Pública e Direitos Humanos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O tema tratado por Eduardo Santos Acosta é Tecnologias para prevenção de incêndios: a tragédia da Boate Kiss. A pesquisa parte dos antecedentes da tragédia, seu acontecimento e as investigações criminais posteriores. Acosta verifica as tecnologias de prevenção disponíveis e sua capacidade de minimizar ou impedir o fato. Por fim, com uma análise crítica, propõe encaminhamentos de políticas públicas para que tal acontecimento não ocorra novamente.

Ele constata: “Fica claro de concluir que não se tratou de um erro isolado, independentemente de que o cometeu, mas sim de um grande número de erros ou desatenções que somadas transformou a vida e famílias e até de uma cidade inteira”.  O trabalho pode ser lido AQUI.

Outro trabalho foi tema de conclusão do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS): Proposta de recomendações técnicas para evacuação de edificações em situação de incêndio, de Renan Rauber. Ele faz um estudo da proposição de um método de evacuação de pessoas de forma rápida e eficiente de uma edificação em caso de uma emergência, como a de um incêndio. Esse trabalho pode ser conferido AQUI.

Cancelada audiência para ouvir testemunha que assinou para a abertura da Boate Kiss

Já falei aqui: no processo sobre a falsificação de assinaturas e outros documentos para a abertura da Boate Kiss, a Justiça iria ouvir Lucas Escher Sperotto, que morava na Avenida Rio Branco e declarou que era “conhecido” de Elissandro Spohr, o Kiko, sócio da boate . Ele assinou o abaixo-assinado favorável à abertura da casa e era frequentador da boate. A audiência seria em Santo Augusto, nas Missões, na quarta-feira (1º), mas foi cancelada, porque chegaram à conclusão que ele não mora mais lá.

Sefas anda recebendo multas da Vigilância Sanitária

Por ter sido autuada pela Divisão de Vigilância Sanitária da Secretaria Estadual de Saúde , a Associação Franciscana de Assistência à Saúde (Sefas) tem recebido algumas multas. Para quem já anda com dificuldades financeiras, porque o Estado não paga regularmente pelos serviços, a vida não anda fácil. Daí só pode parcelar mesmo os salários mesmo na Casa de Saúde e na UPA.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo