Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
DestaqueSanta Maria

CIDADE. Operação da PF contra tráfico de drogas e lavagem de dinheiro agitou a quinta em Santa Maria

Foram pelo menos 14 presos, inclusive um jovem de 24 anos, o líder do grupo

Reproduzido do Site do Correio do Povo

Ação mobiliza 120 policiais federais agiram para desarticular uma organização criminosa, com envolvimento no trafico de drogas e lavagem de dinheiro (Foto Divulgação)

Com o objetivo de desarticular uma organização criminosa, a Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira, ações de combate ao tráfico de drogas e à lavagem de dinheiro. Durante a Operação Maturin, os policiais cumpriram 20 mandados de prisão e 24 de busca e apreensão no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. São executadas ordens judiciais para sequestro de bens, encerramento de empresas de fachada e bloqueio de valores em contas bancárias. Pelo menos 14 pessoas foram presas.

A ação mobiliza 120 policiais federais, que contam ainda com apoio de servidores da Receita Federal e de policiais militares (Brigada Militar) e penais (Susepe). No Estado, a ação se concentra cinco municípios: Santa Maria, Restinga Seca, Júlio de Castilhos, Caçapava do Sul e Arroio dos Ratos. Em Santa Maria, local com maior número de investigações, os policiais cumpriram 15 mandados de prisão e outros 21 de busca e apreensão. Em Palhoça, Santa Catarina, a PF cumpriu um mandado de prisão e um de busca e apreensão.

De acordo com o delegado Leonei Moura de Almeida, da Polícia Federal, o grupo criminoso estava estabelecido em Santa Maria. “O alvo principal estava estabelecido aqui há pelo menos seis anos. A investigação iniciou a partir de um cardárpio de drogas bastante variado que circulava em aplicativos de mensagens instantâneas. E chamou atenção a diversidade e variedade de drogas oferecidas. É uma investigação complexa, porque havia uma série de artifícios que o bando utilizava para se furtar da atuação policial, como o uso de telefonia criptografada”, explica.  

Conforme a Polícia Federal, concomitantemente, são executadas medidas voltadas à descapitalização do grupo, como sequestros de veículos e imóveis, apreensão de bens e encerramento de empresas de fachada, em valor estimado superior a R$ 2,5 milhões, e o bloqueio de valores em contas bancárias. A investigação teve início em agosto de 2022, a partir do encontro de um “cardápio de drogas” em investigação sobre moeda falsa. 

A apresentação do cardápio, a quantidade e diversidade das substâncias oferecidas chamou atenção dos investigadores, levando à instauração de novo inquérito policial, com foco específico no tráfico de drogas. Diligências indicaram que a venda de entorpecentes no varejo ocorria através de aplicativos de mensagens e que a entrega era operacionalizada por moto taxistas capitaneados pela organização. Todos os envolvidos se utilizavam de codinomes e diversos meios para ocultar suas identidades e dos usuários.

A comercialização de drogas no atacado ocorria com a utilização de “mulas”, responsáveis pelo transporte e estoque das substâncias em diferentes cidades. A organização recorria de aplicativos de caronas pagas e aluguéis de imóveis por temporada para operacionalizar a logística do tráfico. Com o avanço da investigação, a Polícia Federal identificou o líder a organização e mapeou os fornecedores, as pessoas interpostas (laranjas) usadas para lavagem de capitais e os transportadores das substâncias ilícitas. 

No período de novembro de 2022 a abril de 2023, foram realizadas cinco apreensões de drogas, nas cidades de Santa Maria, Porto Alegre e Gravataí. Foram constatados, ainda, atos de lavagem de capitais, como ocultação de veículos, imóveis rurais e o uso de empresas de fachada para dissimulação da origem ilícita dos recursos.

O nome de operação é relacionado à obra “IT – A Coisa” de Stephen King. Na obra, Maturin é uma tartaruga colossal com aparência ancestral, afirmada como eterno inimigo da “Coisa”, criatura personificada na figura do palhaço “Pennywise” (personagem utilizado como codinome do líder da organização criminosa).          

PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo