Destaque

CÂMARA. Manoel Badke explica aquisição de móveis para a nova sede. Ele foi ouvido em Comissão Especial

Manoel Badke relatou que a compra dos móveis fez parte do planejamento da obra, prevista para ser concluída em dezembro de 2012

Por MAIQUEL ROSAURO (com foto de Mateus Azevedo/AICV), da Equipe do Site

O vereador Manoel Badke – Maneco (DEM) prestou depoimento, na manhã dessa quarta-feira (28), na Comissão Especial que investiga a obra de ampliação do Legislativo santa-mariense. O parlamentar explicou a forma como ocorreu a aquisição dos móveis, que chegaram à Câmara antes da obra ser concluída.

Maneco foi presidente do Parlamento em 2012 e relatou que estava prevista a conclusão da obra para dezembro daquele ano. Logo, com base no planejamento da construção, os móveis foram adquiridos na sua gestão e chegaram ao Legislativo no início de 2013, momento em que o prédio já deveria ter sido concluído.

“A decisão (de compra) foi tomada em conjunto com a Mesa Diretora”, afirmou o vereador.

O democrata respondeu questões de Daniel Diniz (PT), presidente da comissão; Marion Mortari (PSD), vice; e Juliano Soares – Juba (PSDB); relator, que também indagaram a respeito da construção. Maneco relatou que, durante sua gestão, foi solicitado um aditivo contratual pela empreiteira Engeporto, responsável pela obra, mas que não foi pago com base em parecer técnico do Controle Interno da Câmara.

Diferente dos ex-presidentes Luiz Carlos Fort (PT) e Marcelo Bisogno (PDT), que prestaram depoimento, em 27 de fevereiro, e aproveitaram o espaço para fazer uma longa defesa de suas gestões (AQUI), Maneco adotou uma postura mais defensiva e limitou-se a esclarecer os questionamentos dos vereadores. Contudo, absteve-se de responder várias questões com teor técnico, afirmando que não possui qualificação necessária para opinar. Também não comentou um questionamento sobre possíveis indícios de irregularidades na obra. No total, das 25 questões feitas por Diniz, 50% foram respondidas.

O parlamentar prestou o depoimento acompanhado do advogado Antonio Maioli, que solicitou à comissão as respostas de um requerimento protocolado em janeiro na presidência da Casa, pertinente à obra. Contudo, Diniz argumentou que, de parte da comissão, nenhuma resposta será entregue antes da divulgação do relatório final.

As próximas oitivas estão marcadas para o dia 4 de abril, com início às 8h30min, quando devem ser ouvidos o ex-secretário geral do Município, Marcelo Dalla Corte; e os ex-procuradores do Legislativo, Robson Zinn e Vitor Hugo do Amaral Ferreira.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo