ESTADO. APAEs gaúchas recebem leite em pó do Governo Federal. Entrega, com solenidade, foi em SM

ESTADO. APAEs gaúchas recebem leite em pó do Governo Federal. Entrega, com solenidade, foi em SM - prefeitura-terra-leite

Entrega dos sacos de leite em pó foi realizada na manhã desta segunda-feira, para as 29 instituições beneficiadas pelo Governo Federal

Por MARIANA FONTANA (texto) e DEISE FACHIN (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

A manhã desta segunda-feira (12) marcou um momento importante para as Associações dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAES) de diferentes cidades do Estado. É que as entidades receberam, em solenidade oficial, a doação de leite em pó do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Governo Federal.

A entrega dos sacos de leite foi realizada na sede da APAE de Santa Maria, para a entidade e para outras 28 instituições do Rio Grande do Sul. O ato, que foi embalado pela Banda da 6ª Brigada de Infantaria Blindada, contou com a presença do ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra; do prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom; do vice-prefeito de Santa Maria, Sergio Cechin; do presidente da Federação das APAES do Rio Grande do Sul, Afonso Tochetto; do secretário de Desenvolvimento Social de Santa Maria em exercício, Leonardo Kortz; do vereador Adelar Vargas – Bolinha; além de secretários de Governo de Santa Maria; prefeitos e vice-prefeitos, vereadores e coordenadores das APAES das cidades beneficiadas.

Ao todo, foram entregues um total de 33,2 mil quilos de leite em pó, adquiridos da agricultura familiar por meio do PAA, que possui duas finalidades: promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar. Durante a doação, o ministro Osmar Terra destacou as dificuldades em manter uma APAE em funcionamento hoje, ressaltando que fez questão de destinar as toneladas de leite para as instituições em função do trabalho de amparo às pessoas com deficiência desenvolvido pelos locais. Na solenidade, Osmar Terra também destacou programas sociais desenvolvidos pelo Ministério, frisou as dificuldades financeiras enfrentadas pelos municípios, além de enfatizar o trabalho desenvolvido pelas APAES.

“São centenas de APAES no Estado e eu admiro o trabalho de vocês. É um trabalho de doação, em que cada um de vocês se doa para uma causa tão nobre que é reduzir as desigualdades para as pessoas com deficiência. Quando veio a crise do leite, compramos leite em pós dos pequenos produtores e acumulamos uma grande quantidade, que decidimos, primeiramente, ajudar as APAES. Nos tornamos humanos quando ajudamos quem mais precisa”, destacou o ministro.

Durante o encontro, o prefeito Jorge Pozzobom agradeceu ao ministro pela doação dos leites, enfatizando o comprometimento de Osmar Terra com a área social.

“Essa ação demonstra o comprometimento do ministro com quem mais precisa. É um orgulho estar aqui, porque conhecemos a batalha da nossa APAE para atender esse público. Eu resumo seu trabalho e seu comprometimento em duas palavras, ministro: muito obrigado”, agradeceu o prefeito.

ENTIDADES AGRADECERAM À INICIATIVA

Representando os presidentes e colaboradores das demais APAES, o ex-presidente e voluntário da APAE de Santa Maria, Júlio Brenner, também agradeceu a doação dos alimentos.

“Só temos a agradecer por este ato. É algo que realmente irá auxiliar as nossas instituições e os nossos atendidos. Então, de coração, o nosso obrigado”, destacou.

“Sabemos do empenho e da força que o ministro tem dado às APAES, e somos gratos por essa parceria e iniciativa. Esses leitos são muito bem-vindos para todas as instituições”, complementou o presidente da Federação das APAES do Rio Grande do Sul, Afonso Tochetto.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.



5 comentários

  1. Jorge

    Impressionante isso. Vai ver que estão homenageando o fato que alguma coisa está funcionando na gestão pública.

    Vai ter outra solenidade quando as panelas do restaurante popular forem consertadas? Aliás, o que a prefeitura tem a ver com isso? O serviço não pode ser todo terceirizado, inclusive a manutenção das panelas? Não sei, estou perguntando.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *