Destaque

GRIPE. Ainda sem números, Prefeitura constata uma intensa procura por vacinas, no começo da campanha

Unidades de Saúde de SM começaram a vacinar nesta segunda-feira. Também haverá um Dia D da campanha, previsto para 12 de maio

Por MAURÍCIO ARAÚJO (texto) e JOÃO ALVES (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

Nesta segunda-feira (23) foi dada a largada para a Campanha Nacional de Imunização Contra a Gripe. Até o dia 1º de junho, a Prefeitura de Santa Maria espera cumprir com a meta de vacinar mais de 68 mil pessoas – o que representa 90% de cada um dos grupos prioritários: gestantes (independente do período gestacional); puérperas até 45 dias após o parto; idosos; indígenas; e trabalhadores da área da saúde. No total, Santa Maria deve receber cerca de 105 mil doses, em oito lotes.

Também podem receber a vacina os professores; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; crianças com mais de seis meses até cinco anos; funcionários do sistema prisional; e pessoas portadoras de doenças crônicas e de outras categorias de risco clínico.

As Unidades de Saúde do Município estão prontas para receber a população e, desde esta manhã, as equipes estão imunizando as pessoas conforme os horários das salas de vacinação de cada posto. (Confira aqui).

“A procura neste primeiro dia foi bastante intensa e satisfatória. As unidades seguem preparadas para receber a população”, disse a superintendente de Atenção Básica, Maria Suzana Lopes.

Na Unidade Básica de Saúde Erasmo Crossetti, a procura iniciou logo em que as portas do posto foram abertas. Por volta do meio-dia, a movimentação já havia reduzido, mas quem foi até o local garantiu a imunização. Foi o caso da aposentada Maria Barbosa dos Santos, 65 anos. Para ela, a vacina é essencial, principalmente com a proximidade do inverno.

“Procuro sempre tomar a vacina, ficar protegida das gripes. Vim no primeiro dia para não ter que me preocupar mais adiante”, disse a aposentada.

A vacina protege contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza. Ao se dirigirem aos postos de Saúde, a comunidade que se encaixa nos grupos prioritários precisa apresentar a carteira de vacinação, além de um documento que comprove que atende aos requisitos das categorias.

VACINAÇÃO NO INTERIOR

Além de oportunizar que a população da Zona Urbana do Município tenha acesso facilitado e ampliado à vacinação contra a gripe, a Prefeitura de Santa Maria também montou um cronograma especial de atendimento à comunidade do Interior. Dias e horários específicos foram criados para que os moradores dos distritos do Município garantam a imunização contra a gripe (clique aqui e confira os dias e horários).

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo