Destaque

LULA. Ex-presidente aceita, sai de sede de Sindicato, em São Bernardo do Campo, e se entrega aos federais

Forte manifestação popular, com direito a Lula em meio aos militantes (sim, é ele, no meio a foto), e o ex-presidente cumpre ordem judicial

Do jornal eletrônico SUL21, com foto de Francisco Proner/Jornalistas Livres

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se entregou à Polícia Federal, às 18h50 deste sábado (7). A previsão inicial era de que Lula estaria a caminho do aeroporto de Congonhas, para embarcar na aeronave que o levará a Curitiba, às 16h30, porém, um bloqueio de militantes impediu que ele deixasse a sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, onde estava desde quinta-feira.

Perto das 18h, a PF deu um prazo de 30 minutos para que a situação fosse resolvida ou Lula “sofreria as consequências”. O ex-presidente deixou o edifício caminhando, em meio aos manifestantes, protegido por seguranças. Havia iminência de uso de força para afastar a militância do entorno do edifício.

Houve rumores de que o bloqueio dos portões do sindicato fosse uma ação orquestrada pelos partidos políticos que apoiam o ex-presidente, para que ele não fosse levado no sábado a Curitiba. O presidente do PSOL, Juliano Medeiros, que estava no local desmentiu a informação ao Sul21.

“Não tem nada disso. Foi uma ação espontânea, feita por militantes que não estão orientados por direções partidárias. No caso do PSOL, nós defendemos que era necessário resistência, mas essa posição não foi acolhida pelo ex-presidente Lula e nós respeitamos essa decisão dele. A militância foi inclusive convocada para deixar o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e voltar para suas casas, porque demos essa etapa da resistência democrática como concluída”, diz ele.

Lula se dirige agora ao aeroporto, de onde embarca para a capital paranaense. Lula ficará preso na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, onde estão outros presos da Operação Lava Jato, como Antonio Palocci e Léo Pinheiro. O dono da OAS foi quem implicou Lula no caso do triplex do Guarujá.

Em janeiro, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) confirmou a condenação do ex-presidente, determinada pelo juiz Sérgio Moro, e aumentou sua pena para 12 anos e um mês em regime fechado. Lula foi considerado culpado por lavagem de dinheiro e corrupção passiva. Embora sem documentos e com recibos que carecem de perícia, a Justiça entendeu que ele recebeu o apartamento na praia de São Paulo por beneficiar a empreiteira OAS em contratos públicos.

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

5 Comentários

  1. “Uma pessoa que teve a oportunidade que aquele cidadão teve de fazer alguma coisa de bem para o Brasil, um homem que tinha respaldo da grande maioria do povo brasileiro, ou seja, e ao invés de construir um governo, construiu uma quadrilha como ele construiu, me dá pena porque deve haver qualquer sintoma de debilidade no funcionamento do cérebro do Collor”.

    Fala de Luiz Inacio Lula da Silva em 1993 sobre o impeachment do Collor para o repórter Milton Neves.

    Está no Youtube. Pesquisem “Lula Collor impeachment”.

  2. Foi um verdadeiro show de horrores os últimos dois dias.

    Aquela da “missa” foi algo tão… tão… (não há palavra para adjetivar o nível de esquisito e bizarro) que nem em Marte vai ter uma igual.

  3. Motivo de risada sempre. Vermelhinhos mentindo e achando que alguém em sã consciência acredita.
    Outra? “Havia iminência de uso de força para afastar a militância do entorno do edifício”. Polícia de choque não chegou nem longe do lugar, quanto mais perto. As ruas estreitas não recomendam a operação., viram carros e incendeiam, vira barricada, é uma batalha campal que não vale o risco.
    Ouve uma “esperteza” na coisa, Lula poderia ter saído a pé na primeira vez do mesmo jeito que fez depois. O que funcionou foi a ameaça de decretarem a prisão preventiva nos outros processos que ele responde (e que estão quase na sentença). Aí a defesa iria ficar quase impossível. Do jeito que está, ministro do STF advogando na cara dura para o Molusco, “trocando figurinhas” com a defesa, em breve vai estar solto.
    Foto de propaganda “Onde está Wally?”.

  4. “…. embora sem documentos e com recibos que carecem de perícia”…

    Pelamordeumdeusquenaoexiste, editor, isso é um “copiar e colar” de fonte decente de notícias?

    Não consegue fazer um texto sobre o assunto, precisa copiar e colar de outros?

    Considera seus leitores incapazes para ter que engolir isso a esse tempo dos fatos?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo