LUNETA ELETRÔNICA. CPI das Parcerias, chuvarada, Plano Diretor, gafe do Prefeito, Feira do Livro, petistas

Por MAIQUEL ROSAURO (com a colaboração de Claudemir Pereira), da Equipe do Site

* O prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom (PSDB), cometeu uma gafe, sexta-feira (20), em entrevista ao vivo para todo o Estado, via Rádio Gaúcha, sobre o surto de toxoplasmose.

* “Quando tu ferve a água, tu acaba com a clorofila, que é quem mata o micróbio”, disse o prefeito.

* O ato falho repercutiu no WhatsApp com a divulgação do áudio da entrevista e também em publicações no Facebook.

* Na verdade, o prefeito tentava explicar que, ao ferver a água da Corsan, elimina-se o cloro, que é um agente bactericida que evita a presença de micro-organismos.

* Para entender melhor a polêmica sobre ferver ou não a água da estatal, clique AQUI.

LUNETA ELETRÔNICA. CPI das Parcerias, chuvarada, Plano Diretor, gafe do Prefeito, Feira do Livro, petistas - luneta-chuva-camobi

Camobi foi um dos bairros mais atingidos pela chuvarada na manhã de sábado (foto Américo Batistella/Divulgação)

* A chuvarada da manhã de sábado (21) gerou algumas imagens impressionantes de alagamentos em diversas regiões da cidade, algumas com grande repercussão nas redes sociais.

* Entre as lideranças políticas, a publicação mais impactante foi feita pelo ex-candidato a prefeito, Jader Maretoli (PRB), no Parque Dom Antônio Reis.

* Ao vivo no Facebook, Maretoli mostrou o drama de um idoso de 71 anos que ficou preso dentro de um carro, que aos poucos começava a ser arrastado pela água.

* Vereadores de diversos partidos também foram para o Facebook, no sábado, relatar a situação de calamidade em diversos bairros.

* Na manhã de domingo, o vice-presidente do Legislativo, Adelar Vargas – Bolinha (PMDB), percorreu a periferia e encontrou dezenas de famílias com casas ainda alagadas e móveis secando nos pátios.

* Em contato com o site, ele reclamou da ausência de obras para desassorear cursos de água e evitar alagamentos em pontos que já foram mapeados pela Prefeitura.

* “Não fizeram nada na cidade e a próxima chuva que vier, de 100mm a 140mm, a situação será ainda pior”, reclama o peemedebista.

* Está marcada para as 3 da tarde desta segunda, mais uma reunião da CPI das Parcerias, presidida por Valdir Oliveira (PT) e composta também por João Kaus (P-MDB) e Jorge Trindade (Rede).

* Serão ouvidas três pessoas cujos nomes não foram divulgados, depois da realização do encontro da última sexta, em que foram ouvidos quatro servidores da secretaria de Infraestrutura (AQUI).

* A Comissão Especial da Câmara que analisa o projetos que atualizam o Plano Diretor (e o Código de Obras e a Lei de Uso do Solo) fez uma série de reuniões e encaminha o final do trabalho.

* A comunidade ainda pode participar enviando sugestões e propostas para o e-mail comissaoplanodiretor@camara-sm.rs.gov.br. O prazo vai até 4 de maio.

* Se quiser ler as propostas enviadas pela Prefeitura e, inclusive, ter acesso a um modelo para o envio de sugestões, vale conferir AQUI.

LUNETA ELETRÔNICA. CPI das Parcerias, chuvarada, Plano Diretor, gafe do Prefeito, Feira do Livro, petistas - luneta-lula-livre-1

Dezenas de petistas daqui e da região acompanharam a Plenária Lula Livre, nesse domingo, na Câmara de Vereadores (foto Divulgação)

* Os petistas lotaram a Câmara de Vereadores no fim da tarde desse domingo (22) para a “Plenária Lula Livre”.

* O principal destaque foi o discurso do deputado federal Paulo Pimenta (PT), que defendeu a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no pleito de outubro.

* “Uma eleição sem Lula candidato não tem legitimidade, ninguém vai reconhecer o resultado. Representa 60%, 70% de (votos) brancos, nulos e abstenções”, disse o parlamentar.

* Pimenta também informou que o partido irá realizar uma convenção extraordinária e indicará Lula como candidato à presidência da República.

* O deputado também cobrou criatividade para a militância, pois os tradicionais protestos com caminhadas no Centro da cidade já estão desgastados.

LUNETA ELETRÔNICA. CPI das Parcerias, chuvarada, Plano Diretor, gafe do Prefeito, Feira do Livro, petistas - luneta-praça-feira-do-livro* A contagem regressiva para a 45ª Feira do Livro de Santa Maria já começou.

* O tradicional evento literário inicia sábado (28) e segue até 13 de maio, na Praça Saldanha Marinho. Informações sobre a Feira você confere no site http://feiradolivrosm.com.br/.

* Aliás, a poucos dias de iniciar a Feira, a Prefeitura intensifica o trabalho de revitalização da Praça Saldanha Marinho, local do evento principal da cultura santa-mariense.

* A secretaria de Infraestrutura pretende finalizar até sexta, a manutenção do espaço (na foto acima, de divulgação, trabalhos junto ao chafariz). A abertura da Feira acontece no sábado, dia 28.



2 comentários

  1. Éverton

    Vereadores reclamando dos efeitos da chuvarada beira ao ridículo. Em vez do festival de moções, poderiam utilizar o seu precioso e muito bem remunerado tempo buscando soluções preventivas. Já o pastor candidato-veleiro, sr. Maretolli, escancara até na chuva as suas oportunistas pretensões. Jogar para a torcida é especialidade comum.

  2. Garibaldi

    Esse Cladistone tem uma visão que vai muito além da dos meros mortais: enxerga a microscópica “colofila que mata os micóbios” e um futuro brilhante para Santa maria como a “Veneza dos Pampas”. Só esse povo burro é que não entende tanta genialidade…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *