LUNETA ELETRÔNICA. CPI das Parcerias, chuvarada, Plano Diretor, gafe do Prefeito, Feira do Livro, petistas

LUNETA ELETRÔNICA. CPI das Parcerias, chuvarada, Plano Diretor, gafe do Prefeito, Feira do Livro, petistas

Por MAIQUEL ROSAURO (com a colaboração de Claudemir Pereira), da Equipe do Site

* O prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom (PSDB), cometeu uma gafe, sexta-feira (20), em entrevista ao vivo para todo o Estado, via Rádio Gaúcha, sobre o surto de toxoplasmose.

* “Quando tu ferve a água, tu acaba com a clorofila, que é quem mata o micróbio”, disse o prefeito.

* O ato falho repercutiu no WhatsApp com a divulgação do áudio da entrevista e também em publicações no Facebook.

* Na verdade, o prefeito tentava explicar que, ao ferver a água da Corsan, elimina-se o cloro, que é um agente bactericida que evita a presença de micro-organismos.

* Para entender melhor a polêmica sobre ferver ou não a água da estatal, clique AQUI.

LUNETA ELETRÔNICA. CPI das Parcerias, chuvarada, Plano Diretor, gafe do Prefeito, Feira do Livro, petistas - luneta-chuva-camobi

Camobi foi um dos bairros mais atingidos pela chuvarada na manhã de sábado (foto Américo Batistella/Divulgação)

* A chuvarada da manhã de sábado (21) gerou algumas imagens impressionantes de alagamentos em diversas regiões da cidade, algumas com grande repercussão nas redes sociais.

* Entre as lideranças políticas, a publicação mais impactante foi feita pelo ex-candidato a prefeito, Jader Maretoli (PRB), no Parque Dom Antônio Reis.

* Ao vivo no Facebook, Maretoli mostrou o drama de um idoso de 71 anos que ficou preso dentro de um carro, que aos poucos começava a ser arrastado pela água.

* Vereadores de diversos partidos também foram para o Facebook, no sábado, relatar a situação de calamidade em diversos bairros.

* Na manhã de domingo, o vice-presidente do Legislativo, Adelar Vargas – Bolinha (PMDB), percorreu a periferia e encontrou dezenas de famílias com casas ainda alagadas e móveis secando nos pátios.

* Em contato com o site, ele reclamou da ausência de obras para desassorear cursos de água e evitar alagamentos em pontos que já foram mapeados pela Prefeitura.

* “Não fizeram nada na cidade e a próxima chuva que vier, de 100mm a 140mm, a situação será ainda pior”, reclama o peemedebista.

* Está marcada para as 3 da tarde desta segunda, mais uma reunião da CPI das Parcerias, presidida por Valdir Oliveira (PT) e composta também por João Kaus (P-MDB) e Jorge Trindade (Rede).

* Serão ouvidas três pessoas cujos nomes não foram divulgados, depois da realização do encontro da última sexta, em que foram ouvidos quatro servidores da secretaria de Infraestrutura (AQUI).

* A Comissão Especial da Câmara que analisa o projetos que atualizam o Plano Diretor (e o Código de Obras e a Lei de Uso do Solo) fez uma série de reuniões e encaminha o final do trabalho.

* A comunidade ainda pode participar enviando sugestões e propostas para o e-mail comissaoplanodiretor@camara-sm.rs.gov.br. O prazo vai até 4 de maio.

* Se quiser ler as propostas enviadas pela Prefeitura e, inclusive, ter acesso a um modelo para o envio de sugestões, vale conferir AQUI.

LUNETA ELETRÔNICA. CPI das Parcerias, chuvarada, Plano Diretor, gafe do Prefeito, Feira do Livro, petistas - luneta-lula-livre-1

Dezenas de petistas daqui e da região acompanharam a Plenária Lula Livre, nesse domingo, na Câmara de Vereadores (foto Divulgação)

* Os petistas lotaram a Câmara de Vereadores no fim da tarde desse domingo (22) para a “Plenária Lula Livre”.

* O principal destaque foi o discurso do deputado federal Paulo Pimenta (PT), que defendeu a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no pleito de outubro.

* “Uma eleição sem Lula candidato não tem legitimidade, ninguém vai reconhecer o resultado. Representa 60%, 70% de (votos) brancos, nulos e abstenções”, disse o parlamentar.

* Pimenta também informou que o partido irá realizar uma convenção extraordinária e indicará Lula como candidato à presidência da República.

* O deputado também cobrou criatividade para a militância, pois os tradicionais protestos com caminhadas no Centro da cidade já estão desgastados.

LUNETA ELETRÔNICA. CPI das Parcerias, chuvarada, Plano Diretor, gafe do Prefeito, Feira do Livro, petistas - luneta-praça-feira-do-livro* A contagem regressiva para a 45ª Feira do Livro de Santa Maria já começou.

* O tradicional evento literário inicia sábado (28) e segue até 13 de maio, na Praça Saldanha Marinho. Informações sobre a Feira você confere no site http://feiradolivrosm.com.br/.

* Aliás, a poucos dias de iniciar a Feira, a Prefeitura intensifica o trabalho de revitalização da Praça Saldanha Marinho, local do evento principal da cultura santa-mariense.

* A secretaria de Infraestrutura pretende finalizar até sexta, a manutenção do espaço (na foto acima, de divulgação, trabalhos junto ao chafariz). A abertura da Feira acontece no sábado, dia 28.



2 comentários

  1. Éverton

    Vereadores reclamando dos efeitos da chuvarada beira ao ridículo. Em vez do festival de moções, poderiam utilizar o seu precioso e muito bem remunerado tempo buscando soluções preventivas. Já o pastor candidato-veleiro, sr. Maretolli, escancara até na chuva as suas oportunistas pretensões. Jogar para a torcida é especialidade comum.

  2. Garibaldi

    Esse Cladistone tem uma visão que vai muito além da dos meros mortais: enxerga a microscópica “colofila que mata os micóbios” e um futuro brilhante para Santa maria como a “Veneza dos Pampas”. Só esse povo burro é que não entende tanta genialidade…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *