PrefeituraSaúde

SAÚDE. Renovada, com duas ambulâncias, frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o SAMU

Prefeito Jorge Pozzobom recebeu as chaves das ambulâncias adquiridas a partir de emendas dos deputados Paulo Pimenta e João Derly

Por ANA BITTENCOURT (texto) e DEISE FACHIN (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura 

Uma cerimônia pública realizada na Praça Saldanha Marinho, na manhã desta segunda-feira (23), marcou a entrega de duas ambulâncias destinadas ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Santa Maria. Em ato simbólico, autoridades do Poder Executivo e do Poder Legislativo entregaram as chaves dos veículos às equipes de socorristas. As ambulâncias – uma de suporte avançado e uma de suporte básico – garantem a renovação da frota no Município, composta por quatro unidades disponíveis para atendimentos, além de uma unidade para reserva técnica.

Em seu pronunciamento, o chefe do Executivo destacou o trabalho organizado e comprometido das equipes do SAMU em Santa Maria. Pozzobom agradeceu ao deputado Paulo Pimenta e ao deputado federal João Derly – no ato representado pelo vereador Jorge Trindade, o Jorjão – pela destinação das emendas, no valor total de R$ 352.572 mil.

“Nós temos falado sempre na importância das parcerias para fazer aquilo que a Prefeitura não consegue fazer sozinha devido às restrições orçamentárias. E os deputados Pimenta e João Derly têm sido nossos parceiros ao destinarem emendas como essa, para uma área tão essencial para nós, quanto a Saúde. Nosso agradecimento aos deputados que estão trabalhando por Santa Maria”, afirmou o prefeito.

Paulo Pimenta lembrou que, em 2015, já havia destinado uma ambulância para o Município. E reconheceu o esforço da atual Gestão para garantir recursos do Governo Federal.

“Houve uma época recente em Santa Maria em que tínhamos muitas dificuldades para receber emendas. Hoje, graças ao trabalho responsável do prefeito Pozzobom e do vice Sergio Cechin, Santa Maria não está perdendo recursos que destinamos para cá. Parabéns por esse trabalho sério e responsável. Nós, em Brasília, colocamos nosso mandato à disposição e vamos continuar trabalhando por Santa Maria”, ressaltou Pimenta.

A secretária de Saúde, Liliane Mello Duarte, complementou afirmando que a Saúde é uma das prioridades do Governo e todo auxilio é bem-vindo.

“Esses dois veículos novos dão segurança e tranquilidade à população. Agradecemos essa conquista, em nome dos santa-marienses, principalmente dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A Saúde é nosso bem comum e está acima de qualquer interesse. Santa Maria merece e precisa desse cuidado”, concluiu.

AMBULÂNCIAS CHEGAM PARA REFORÇAR A FROTA

De acordo com o ao coordenador da Base do SAMU-SM e representante do Instituto Masper – responsável por prestar o serviço do SAMU na cidade, de forma terceirizada – as ambulâncias são de dois tipos: uma para suporte básico e outra para suporte avançado.

A unidade de suporte avançado funciona como UTI Móvel e está equipada com respirador, monitor cardíaco e kits de primeiros socorros. O veículo trabalha com médico enfermeiro e condutor. Já a unidade de suporte básico atende situações de socorro de menor complexidade e está equipada com desfibrilador automático e kits de primeiros socorros. A equipe é formada por técnico de enfermagem e condutor.

Em Santa Maria, o SAMU funciona com oito médicos, cinco enfermeiros, 15 técnicos de Enfermagem, 20 condutores, dois auxiliares administrativos e um auxiliar de serviços gerais. Para solicitar atendimento, o telefone é 192.

PARA LER A ÍNTEGRA, NA ÍNTEGRA, E TAMBÉM VER OUTRAS FOTOS, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo