CampoEconomiaPrefeituraRegião

CIDADE. Vem aí o Feirão Regional da Gare. E até já começou o trabalho para colocar o local em condições

Limpeza, varrição, recolhimento de lixo e corte de grama foram realizadas, nesta sexta-feira, por servidores da Prefeitura e da Sulclean

Por ANA BITTENCOURT (texto) e DEISE FACHIN (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

A antiga Estação Férrea, localizada no final da Avenida Rio Branco, começou a receber intervenções em seu espaço físico para o lançamento do Feirão Regional da Gare, a ser realizado no dia 6 de junho. Na manhã desta sexta-feira (25), servidores da Prefeitura e da empresa Sulclean trabalharam na limpeza e corte de grama no local, além da retirada de lixo e entulho. Na próxima semana, serão feitos ajustes na parte elétrica e na parte estrutural dos banheiros.

O Feirão Regional da Gare será o ponto de encontro semanal entre produtores e comunidade. A iniciativa vai reunir, em um mesmo lugar, mais de 80 comerciantes que vão oferecer aos santa-marienses hortifrutigranjeiros de qualidade, produtos das agroindústrias como compotas, queijos e embutidos, bebidas, sucos, bolos e pães, além de artesanato e espaço para degustação. Na primeira edição do evento, 12 municípios da Região Central confirmaram a participação (veja abaixo).

O prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom, explica a intenção do Poder Público com a realização do espaço voltado aos pequenos produtores.

“O Feirão Regional da Gare tem dois aspectos muito importantes. O primeiro deles é o compromisso que temos com a agricultura familiar, para incentivar, capacitar e fortalecer quem produz os alimentos que chegam à mesa. Além disso, o evento tem o aspecto de promover o desenvolvimento regional de Santa Maria, fazendo com que a cidade seja protagonista na relação com os produtores da Região Central”, afirmou o chefe do Executivo.

Inicialmente, o Feirão da Gare vai oferecer dez tendas espaços que serão divididas entre os expositores. O espaço irá funcionar sempre às quartas-feiras, das 14h às 20h, com entrada franca.

O secretário de Desenvolvimento Rural, Rodrigo Menna Barreto, destaca que a feira vai primar pela alimentação saudável e o cumprimento das exigências legais ao controle sanitário e ambiental.

“Será um espaço onde agricultores de Santa Maria e da região poderão comercializar suas produções agrícolas in natura e da agroindústria, além de artesanato rural e produtos prontos para consumo. É uma feira exclusivamente de produtores que têm o acompanhamento técnico das prefeituras e dos escritórios municipais da Emater, com total controle do que estará sendo comercializado”, explicou Menna Barreto.

A realização é da Prefeitura de Santa Maria, com apoio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Emater/RS, Sindicato Rural, Associação dos Municípios da Região Centro (AM-Centro) e Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria.

CIDADES INSCRITAS PARA A PRIMEIRA EDIÇÃO

– Santa Maria (14 produtores)
– Tupanciretã (04 produtores)
– Nova Esperança do Sul (05 produtores)
– Dilermando de Aguiar (08 produtores)
– Cacequi (04 produtores)
– Agudo (05 produtores)
– Ivorá (05 produtores)
– São Pedro do Sul (03produtores)
– São Francisco de Assis (11 produtores)
– Silveira Martins (01 produtores)
– São João do Polêsine (05 produtores)
– Itaara (19 produtores)

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. 1. O objetivo fundamental é boicotar a irmã Lurdes e o projeto Esperança/Cooesperança.
    2. Terá fiscalização ostensiva/repressiva nas entradas da cidade? Ou não haverá “produtos sem origem”?
    3. O ex-pastor João Chaves irá à tribuna da Câmara condenar os produtores?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo